Natal - Dingo Bell? Saiba de onde vem o som do sino, um dos símbolos de natal

Uma complexa estrutura permite que o “Dingo Bell” seja escutado.

Na noite de natal, meninos e meninas esperam ouvir o som mágico dos sinos encantados que anunciam a chegada do trenó do Papai Noel e, consequentemente, dos presentes de natal. E mesmo antes da noite do dia 24 de dezembro, os “dingo bells” tomam conta da rotina em músicas ou anunciando celebrações cristãs. Mas porque o sino faz esse som? O pesquisador Gustavo Melo, professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará (UFPA), explica de onde vem esse som tão particular.

Gustavo Melo, integrante do Grupo de Pesquisa de Vibrações e Acústica da Faculdade de Engenharia Mecânica, conta que os sinos produzem sons, primeiramente, por que vibram. “Eles são formados por corpos metálicos e sempre que algo faz com que este corpo vibre uma determinada quantidade de vezes por segundo e com intensidade suficiente, haverá um som sendo emitido”.

O que podemos ouvir - Ao vibrar, o sino produz as chamadas ondas sonoras que se propagam pelo ar em uma determinada frequência. Esse som pode ser percebido pelo ouvido humano – ou de uma criança afoita - se vibrar entre 20 e 20 mil “vezes por segundo”, ou seja, de 20 a 20 mil hertz. Animais como os cachorros podem perceber vibrações e, por tanto, sons, que vibram a até quase 45 mil vezes por segundo.

O som também não é contínuo e assim como os demais instrumentos musicais, a vibração do sino gera uma frequência fundamental e outras frequências harmônicas, também chamadas de harmônicos. A fundamental é o som mais forte e notório e os harmônicos são múltiplos da frequência fundamental, que, juntamente com esta, irão compor o timbre do instrumento.

“A relação das proporções do sino com a frequência emitida é inversamente proporcional, ou seja, quanto maior o sino menor será a frequência. Isso explica a distinção de sons: se o sino for pequeno o som produzido será agudo e se for grande o som será grave. Além disso, dependendo da espessura da chapa metálica que forma o sino o som pode sofrer afinações”, detalha o pesquisador da UFPA.

De onde vem o Dingo Bell?O sino é um instrumento complexo que é formado por várias partes.  Entre elas podemos destacar as alças por onde o sino é preso, parte chamada de coroa. Há ainda o corpo do instrumento; a cintura que é a parte mais fina e o ombro como é chamada a parte superior.

Em baixo estão a boca, que é a parte aberta e o famoso badalo, ou seja, a peça que fica dentro do sino é que é a responsável pelas “badaladas” que causam as vibrações. “Dependendo do formato do sino, as massas de badalo podem chegar a uma tonelada, fazendo com que o som que é produzido seja muito grave”, observa Gustalo Melo.

Por que o Dingo Bell? Como os demais instrumentos musicais, os sinos possuem um timbre, ou seja, um conjunto de sons emitidos que lhe são característicos.

Embora sejam parecidos, cada sino possui um som especifico e nenhum som é igual ao outro. Porém, há similaridades entre os sons de diferentes sinos graças à forma como os componentes dos harmônicos (tamanho, peso e badalo) se encaixam na formação do timbre na produção do som.

Ao ouvir essa semelhança, as pessoas formam onomatopeias, ou seja, palavras para representá-lo ou imitá-lo. Na língua portuguesa a palavra que representa o som dos sinos é “Dingo Bell.

Texto: Lucas Muribeca e Glauce Monteiro
Publicado em: 16 de dezembro de 2015
Unidade: Faculdade de Engenharia Mecânica do Instituto de Tecnologia da UFPA
Status: Pesquisador indisponível para entrevistas.

registrado em: ,