Pais universitários têm direito ao Auxílio Creche na UFPA

As vésperas do Dia dos Pais saiba quem pode solicitar o benefício

Estima-se que cerca de dois mil dos quase 49 mil alunos de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) tenham filhos. O que muitos destes pais não sabem é que eles podem ter direito a receber o Auxílio Creche (Unicreche), benefício criado em 2014 pela Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) da Pró-reitoria de Extensão (PROEX) da universidade.

O auxílio creche da UFPA tem como principal objetivo subsidiar os estudantes de graduação da universidade que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica na contratação de serviços de creche e educação infantil para seus filhos. A ideia é ajudar esses estudantes para que eles não comprometam as suas atividades acadêmicas e, assim, permaneçam na instituição, diminuindo a evasão acadêmica.

“O Unicreche permite a igualdade de desempenho acadêmico para os nossos alunos, a maternidade e a paternidade devem ser exercidas em harmonia e com a qualidade dos estudos”, explica José Maia, diretor da DAIE/PROEX.

Veja aqui a Instrução Normativa que rege a oferta o Unicreche.

Auxílio não se restringe ao sexo feminino - Atualmente, dos 26 beneficiados pela iniciativa, três são homens. “O maior número de pessoas que recebem o auxílio creche são as universitárias, mas nós não fechamos o auxílio creche para o gênero da mulher porque reconhecemos a diversidade que temos hoje nos arranjos familiares”, considera José Maia.

A Diretoria de Assistência e Integração Estudantil da UFPA dispõe de uma equipe de assistentes sociais que verifica cada solicitação e, independente de sexo, analisa fatores como disponibilidade de cada pessoa, número de filhos e questões socioeconômicas.

Segundo José Maia, pais que são responsáveis pelos cuidados com os filhos podem solicitar o Auxílio Creche a qualquer momento à PROEX. “Hoje sabemos que existe a possibilidade de ser o pai quem vive e cuida do filho. São casos em que pai e mãe não vivem juntos, que não coabitam. Nesses casos existe a possibilidade de solicitar o benefício, ou porque ele é viúvo, ou porque ele é separado da mãe do filho, ou porque eles nunca viveram juntos, ou porque ele apenas estuda e a mulher é quem trabalha. Então existem várias possibilidades que possam fazer com que em vez de ser uma aluna, ser um aluno aquele que poderá receber o auxílio creche.”

A Proex reforça, porém, que os recursos do Auxílio Creche não podem ser utilizados para pagar serviços de babás ou cuidadores e devem custear a educação formal das crianças. “O aluno, quando ele recebe o auxílio creche, tem que comprovar efetivamente que o seu filho está matriculado na creche, que ele está frequentando a educação infantil e que ele está pagando a mensalidade da creche, sob pena de ter o auxílio suspenso. A qualquer momento, podemos fazer visitas à creche ou visita domiciliares para saber sobre a criança. Se ela está bem, se está frequentando as aulas. Para acompanhar esse trabalho”, aponta o diretor da DAIE.

Pais que recebem o auxílio creche estudam mais tranquilos - Entre os alunos da UFPA que recebem o auxílio creche está Elioenai Luz, estudante do sexto semestre de Licenciatura plena em música. Ele soube do beneficio através do informativo da DAIE e, no início, pensou que por ser homem poderia não ganhar o auxílio. “No começo pensei isso porque há mais mulheres que homens concorrendo, mas eu acreditei que poderia ser contemplado por ter dois filhos.”

Apesar de dois dos seus três filhos terem idade para frequentar a creche, Elioenai recebe o auxílio por apenas um deles. Isso porque na época em que solicitou o benefício o mais novo, agora com dois anos, pelos critérios de idade não podia receber. Mesmo assim, ele diz que receber o auxílio creche facilita sua vida familiar e estudantil.

“Receber o Auxílio Creche me ajudou demais. A questão do valor da creche onera muito o nosso salário e com esse auxílio ficamos mais tranquilos, na parte financeira. Por isso, agradeço muito a federal.”

Como solicitar o auxílio creche? O valor do auxílio é de R$400 reais, mas pode variar dependendo dos custos necessários e do número de filhos dos universitários que solicitam o benefício. Têm direito a solicitar o Auxílio Creche estudantes matriculados em cursos regulares e extensivos da UFPA; que detenham a guarda de filhos entre 18 e 59 meses, ou seja, a partir de um ano e meio e menores de seis anos; e que não possuam pendências com prestação de contas de outros benefícios da PROEX. Alunos que recebem outros benefícios do Programa de Bolsas Permanências podem solicitar o Unicreche sem problemas.

Quem deseja solicitar o Unicreche deve protocolar um processo administrativo com o requerimento da solicitação, justificativa do pedido e demais documentos exigidos nos editais do Programa Permanência da UFPA. A solicitação deve ser encaminhada entre os dias 20 e 30 de cada mês à DAIE/PROEX.