Sobre o curso:

• Descrição: As funções de um contador envolve a contribuição com todas as áreas da empresa com o objetivo de oferecer ao empresário as ferramentas necessárias para a preservação do seu patrimônio e a gestão dos negócios. Ele deve ter informações que lhe ofereça condições para avaliar o desempenho e os resultados da empresa, não só da apuração dos resultados mensais, mas de que maneira ele foi alcançado. Na maioria dos casos o contador está preparado para auxiliá-lo na definição de seu negócio como também nas decisões diárias.
  • Base curricular: O curso concentra sua carga-horária principalmente em disciplinas específicas de Contabilidade, num total de 1.680 horas, mas também depende de outras áreas do conhecimento possuindo três disciplinas da área do Direito, duas de matemática, além das disciplinas de Estatística, Administração, Economia, Sociologia e Português. Também possui atividades de Extensão, Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso. A carga-horária do curso soma um total de 3.180 horas.
  • Área de atuação: Empresas públicas e privadas - comerciais e industriais -, escritórios de contabilidade e de auditoria, bancos e instituições financeiras. Seu mercado de trabalho é, principalmente, o sistema financeiro, mas abrange todo o mundo dos negócios. Grande parte dos contadores trabalha como profissional liberal, prestando serviços de contadoria e auditoria. No setor público eles constituem a maioria dos fiscais de fazenda dos governos federal, estaduais e municipais.
  • Perfil do profissional:  Dependendo do ramo de atuação o profissional da Contabilidade deve adequar o seu perfil. Numa pequena empresa será exigido conhecimentos de escrituração contábil, fiscal, departamento de pessoal e planejamento tributário, já numa empresa de maior porte o contador deve focar situações estratégicas, estar preparado para ser um gerente de informações, ter domínio sobre composição de custos, formação de preço, análise de ponto de equilíbrio, alavancagem, análises do balanço e informações gerenciais. Entretanto independentemente da área o contador deve ter sempre iniciativa, organização, habilidade numérica, concentração, liderança, boa comunicação e sociabilidade.
  • Diretor: Anderson Roberto Pires e Silva
  • Vice:  Lidiane Nazaré da Silva Dias
  • Telefone: (91)3201-8049 / 3201-8051
  • Site:  http://contabilidade.ufpa.br/
  • Localização: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

Contatos Estudantis:

• Centro Acadêmico de Ciências Contábeis

• Duração: 4 anos (Matutino e Vespertino) e 5 anos (Noturno)
  • TipoBacharelado
  • Turno: Matutino, Vespertino ou Nortuno
  • Período: 2º e 4º (Extensivo)
  • Oferta: Belém
  • Número de vagas anuais: 120
  • Demanda de Candidatos: 781 (Matutino) e 781 (Vespertino)
  • Nota do MEC: 03
  • Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências Contábeis do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

Mais informações: