Ciências Econômicas

Sobre o curso:

• Descrição: O objetivo do Curso de Graduação em Ciências Econômicas da UFPA é formar profissionais aptos a analisar a realidade econômica e aplicar seu conhecimento científico nos assuntos pertinentes à produção e distribuição da riqueza, contribuindo para responder aos desafios que o Brasil e, em especial, a Amazônia têm que superar, como profissional competitivo no mercado de trabalho, com domínio técnico para o entendimento desses desafios e a capacidade de oferecer alternativas de cenários futuros.
  • Base curricular: Contabilidade, Introdução à Economia, Matemática, Estatística, Introdução às Ciências Sociais, Análise de Balanço, Economia Monetária, História, Economia Geral, Formação Econômica do Brasil, Instituições de Direito, Introdução à Administração, Análise Microeconômica, Contabilidade Nacional, Economia Internacional, Economia Pública, Desenvolvimento. Socioeconômico.
  • Área de atuação: O Bacharel em Ciências Econômicas ou Economista poderá trabalhar como profissional liberal, prestando serviços a empresas e ao setor público, no sistema financeiro; no sistema tributário; nos órgãos de planejamento, orçamento e execução financeira da União, Estado e Municípios; em assessorias públicas ou privadas ou na sua própria empresa.
  • Perfil do profissional: interesse por questões sociais, habilidade numérica, objetividade, capacidade de análise e avaliação, organização, espírito empreendedor e investigativo, liderança e criatividade.

Você Sabia?
O Curso de Ciências Econômicas constitui um dos mais antigos bacharelados instituídos na Universidade Federal do Pará (UFPA), reconhecido pelo Decreto Presidencial/MEC n. 32.923 de 02 de junho de 1953. A graduação está inserida em um ambiente de inovação institucional e possui uma política de formação dos discentes integrada na relação ensino de graduação e pós-graduação, além de ações extracurriculares que possibilitam aos discentes a obtenção de conhecimentos e oportunidades de vivenciar experiências, tanto na pesquisa, como na extensão universitária.

• Diretor: José Nazareno Araújo dos Santos
  • Vice-diretor:  Jurandir Santos Novaes
  • Telefone: (91) 3201-7713 / 3201-7228
  • Site: Em construção, mais informações no site do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - Ciências Econômicas.
  • Localização: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

Contatos Estudantis:

• Centro Acadêmico de Ciências Econômicas

• Duração: 4 (Matutino) ou 5 anos (Noturno)
  • Tipo: Bacharelado
  • Turno: Matutino ou Noturno
  • Período: 2ª e 4ª (Extensivo)
  • Oferta: Belém
  • Número de vagas anuais: 100
  • Demanda de Candidatos: 218 (Matutino) e 457 (Noturno)
  • Nota do MEC: 03
  • Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências Econômicas do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

Mais informações: