Cursos da UFPA

Cinema e Audiovisual

Sobre o curso:

• Descrição: O Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual tem como objetivo formar profissionais para atuar nas diversas funções relacionadas à produção em cinema e audiovisual (direção, roteiro, produção, fotografia, edição/montagem, direção de arte, som, animação, documentário, infografia e finalização), bem como à gestão, distribuição e exibição, abrangendo o mercado de trabalho (nas áreas de organização de Festivais e Mostras de Cinema, Vídeo e Animação, emissoras de televisão públicas e privadas, cineclubes, produtoras independentes de cinema e vídeo, cursos de Cinema e Audiovisual), e também  teoria e crítica do audiovisual, articulando as atividades de ensino, pesquisa e extensão.
  • Base curricular: História do Cinema, Expressão em Cinema e Vídeo, Fotografia em Cinema e Vídeo, Sonorização, Cinema Brasileiro, Fotografia, Montagem, Argumento e Roteiro, Linguagem do Cinema e do Vídeo, Sonorização em Cinema e Vídeo, Documentário.
  • Área de atuação: Direção e produção do audiovisual, direção de arte, direção de fotografia, edição de imagens, animações, sonorização, efeitos especiais, crítica cinematográfica.
  • Perfil do profissional: Abrange competências artísticas, culturais, científicas e tecnológicas. Exige liderança, criatividade, e conhecimentos sobre as manifestações culturais e artística, além de conhecimentos sobre línguas estrangeiras.

Você sabia ?
O curso de cinema da UFPA surgiu após vários pedidos de estudantes e profissionais do estado que tem uma ampla história de produção audiovisual. Até 2010, ano de criação da graduação, os estudantes que desejavam estudar esta profissão buscavam conhecimento em outros cursos da UFPA e, por essa história comum, professores de várias faculdades ministram aulas e contribuem com as atividades do curso de cinema.

Contatos:
  • Diretora: Angela Nelly dos Santos Gomes
  • Telefone: (91) 3201-7504
  • Site:  http://cinemaufpa.blogspot.com.br/
  • Redes Sociais:  https://www.facebook.com/cinemaufpa
  • Localização: Desenvolve atividades no Atelier de Artes do Instituto de Ciências da Arte (ICA), no campus Guamá.

Contatos Estudantis:

• Centro Acadêmico de Cinema e Áudio Visual

Identificação:

• Duração: 4 anos
  • Tipo: Bacharelado
  • Turno: Matutino
  • Período: 2ª e 4ª (Extensivo)
  • Oferta: Belém
  • Número de vagas anuais: 26
  • Demanda de Candidatos: 425
  • Nota do MEC: (Recém-criado, ainda não avaliado)
  • Unidade Acadêmica: Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte (ICA)