Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo

Sobre o Curso:

• Descrição: O curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo (EE&PP) tem como principal objetivo a qualificação técnica, científica e profissional por meio de conhecimentos teóricos e práticos para que os profissionais engenheiros de petróleo estejam aptos para a identificação e resolução de problemas relacionados à exploração e produção de petróleo, assim como perceber as oportunidades, demandas e exigências do mercado atual e futuro para a necessidade da criação e manipulação de novas tecnologias e o melhoramento das existentes.
  • Base curricular: O curso é estruturado a partir de três núcleos. O núcleo de formação básica com conteúdos tais como cálculo, física, geologia, química e computação; o núcleo de formação profissionalizante, reunindo informações mais específicas da área de Exploração e Produção de Petróleo tais como métodos de prospecção geológico-geofísicos, interpretação integrada geologia-geofísica e técnicas de perfuração em terra e mar; e o núcleo de formação específica, no qual os estudantes podem aprofundar conhecimentos em áreas puntuais relacionados à EE&PP como a correlação entre poços, cubagem de jazidas, avaliação de reservatórios e testes de produção.
  • Área de atuação: O profissional com esta formação pode atuar como consultor, gestor e executor de projetos e ações na indústria petrolífera tanto na exploração quanto na produção, ou seja, nas diversas etapas da prospecção das jazidas e na explotação do hidrocarboneto.
  • Perfil do profissional: O profissional da Engenharia de E&P de Petróleo deve ter domínio de bacias sedimentares, gênese do petróleo, estruturas armazenadoras de petróleo e gás, métodos de investigação e avaliação de jazidas em terra e mar; técnicas de perfuração e explotação e avaliação econômica do petróleo.

Você Sabia?
Na UFPA, tanto as Geociências, quanto as Engenharias são áreas de produção de conhecimento e formação de pessoas já consolidadas. O que credencia a universidade para a criação do curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo (EE&PP), em Salinópolis. O diferencial do curso está na possibilidade de formação mais ampla tanto na área de produção, quanto e especialmente na área de exploração em Petróleo. Aliás, os termos “Exploração e Produção” estão inseridos no contexto da Indústria do Petróleo e gás, referem-se às duas ações distintas e fundamentais que são a prospecção das jazidas e a explotação do hidrocarboneto. A primeira está relacionada às ações de metodologias diretas e indiretas de prospecção, baseadas nas geociências, e a segunda está relacionada às ações de várias modalidades da engenharia para a explotação do bem mineral. Saiba mais aqui.

• Tipo: Bacharelado
  • Turno: Integral
  • Período: 2º e 4º (Extensivo)
  • Oferta: Salinópolis
  • Número de vagas anuais: 40
  • Demanda de Candidatos: 427
  • Nota do MEC: Recém-criado, por isso, ainda não avaliado.
  • Início do Curso: 4º Período (Agosto/2015)
  • Unidade Acadêmica: Faculdade de Engenharia de Petróleo do Instituto de Ciência e Tecnologia do Mar e Petróleo do Campus de Salinópolis.

Mais Informações:

• Projeto Político Pedagógico (Em aprovação)
  • Quadro Docente
  • Ementa das Disciplinas