Engenharia Elétrica

Sobre o Curso:

• Descrição: É a área da engenharia voltada à transmissão de energia elétrica e à criação de sistemas e dispositivos eletrônicos, sendo subdividida em dois grandes ramos: Elétrica e Eletrônica. O engenheiro eletricista atua na construção e operação de redes de transmissão, usinas elétricas, e sistemas de distribuição de luz e força; supervisiona e projeta a fabricação de máquinas e equipamentos elétricos, como geradores e motores. Na área da Eletrônica, projeta a construção, montagem, instalação e manutenção de equipamentos de áudio, rádio e televisão, radar, redes telefônicas. Existem boas chances no mercado para manutenção de equipamentos eletrônicos em hospitais e clínicas. É necessário o registro no CREA para exercer a profissão.
  • Base curricular: As disciplinas do curso envolvem as áreas de eletromagnetismo aplicado, processamento de sinais, sistemas de controle e automação, e sistemas de potência. Mecânica, Processamento de Dados, Desenho, Eletricidade, Resistência dos Materiais, Química Fenômenos de Transporte, Circuitos Elétricos, Matemática, Eletromagnetismo, Eletrônica, Materiais Elétricos, Conversão de Energia, Servomecanismos, Física, Laboratório.
  • Área de atuação: O mercado de trabalho para o Engenheiro Eletricista é muito vasto: na geração e abastecimento de energia elétrica; telecomunicações; e indústria eletro-eletrônica. As indústrias dos mais variados ramos necessitam deste profissional, sejam elas têxteis, mecânicas, metalúrgicas, siderúrgicas, e automobilísticas. Algumas áreas vêm crescendo em importância e necessitam deste profissional especializado: automação industrial, microeletrônica, telefonia celular, processamento de sinais, instrumentação inteligente.
  • Perfil do profissional: Especificamente, desenvolver habilidades que capacitem o aluno a analisar e solucionar problemas concretos, elaborar projetos e propor soluções técnicas e economicamente competitivas; de coordenar, planejar, operar e manter sistemas na área de Engenharia Elétrica. Deve ser capaz de absorver novas tecnologias, de comunicação e liderança para trabalho em equipes multidisciplinares.

• Tipo: Bacharelado
  • Turno: Matutino e Vespertino
  • Período: 2º e 4º (Extensivo)

Onde estudar?