Cursos da UFPA

Engenharia Ferroviária e Logística

Sobre o Curso:

• Descrição: O objetivo do curso é formar profissionais aptos para atuar no projeto, na operação, na construção, na manutenção e na gestão de ferrovias e ainda busca desenvolver novas tecnologias e recursos humanos nos setores Ferroviário e de Logística abrangendo as áreas de pesquisa , ensino e extensão.
  • Base curricular: De acordo com o projeto pedagógico, o curso terá quatro grandes núcleos. O primeiro núcleo será composto pelas disciplinas de formação básica em engenharia, principalmente relacionadas às matérias das Ciências Exatas e Naturais. O segundo grande núcleo será composto pelas disciplinas profissionalizantes, de acordo com três dimensões: Ferrovia, Logística e Humanidades. O terceiro núcleo será composto por atividades complementares, as quais complementarão a formação acadêmica, com o desenvolvimento de habilidades não comuns nos cursos de engenharia, mas de relevância para a atividade profissional dos egressos. Este terceiro núcleo abrange também atividades de participação em congressos e visitas técnicas. Por fim, o quarto grande núcleo abrange as atividades de estágio supervisionado e realização de Trabalho de Conclusão de Curso.
  • Área de atuação: De uma maneira mais específica, o profissional poderá atuar em áreas como: projeto, construção e manutenção da via permanente (estrada de ferro propriamente dita) e de obras de arte especiais (pontes, viadutos e túneis), materiais para sistemas de transporte veiculares ferroviários, manutenção de material rodante (locomotivas, vagões e máquinas de via), sistemas de comunicação, sinalização e operação ferroviária, legislação e gestão de empreendimentos ferroviários; podendo, ainda, desenvolver atividades de pesquisa e de difusão de conhecimentos..
  • Perfil do profissional: Habilidade para o cálculo, organização, criatividade, dinamismo, meticulosidade, desembaraço, sociabilidade, capacidade de planejamento, interesse por tecnologia e inovação e familiaridade com disciplinas como Matemática, Física e Química.

Você Sabia?
Que o brasil é um país de distância scontinentais e que todas as nações com características semelhantes adotam o transporte ferroviário por ser logisticamente mais adequado e ambientalmente correto? Com este novo curso, a UFPA espera formar profissionais capacitados a trabalharem não somente a questão das estradas ferroviárias, mas também em todo um cenário de dificuldades com logística na região amazônica. Uma das definições de logística é ‘a arte de fazer algo com o menor custo, com o menor tempo e com a maior qualidade possível’, o que abrange como armazenar ou transportar algo e todas as implicações destas diversas etapas. Saiba Mais sobre o curso aqui.

• Diretor: Christiane Lima Barbosa
  • ViceRemo Magalhães de Souza
  • Telefone: 3201-7455
  • Site:Ainda em construção. Mais informações no site do Instituto de Tecnologia.
  • Redes Sociais: https://www.facebook.com/facEngFerroviariaELogisticaUFPA?,
  • LocalizaçãoInstituto de Tecnologia.

Identificação:

• Duração: 5 anos
  • Tipo: Bacharelado
  • Turno: Vespertino
  • Período: 2ª e 4ª (Extensivo)
  • Oferta: Belém
  • Número de vagas anuais: 20
  • Demanda de Candidatos: 136
  • Nota do MEC: Recém-criado, por isso, ainda não avaliado.
  • Unidade Acadêmica: Faculdade de Engenharia Ferroviária e Logística do Instituto de Tecnologia.

Mais Informações: