Engenharia Naval

Sobre o Curso:

• Descrição: O curso de Engenharia Naval reúne teorias e práticas para habilitar e qualificar Engenheiros Navais, com base ética profissional e adequada formação técnica para atuar na concepção, desenvolvimento, construção e manutenção de embarcações e de seus equipamentos, considerando as características específicas de seu uso.
  • Base curricular: Cálculo, Física, Hidrodinâmica, Desenho Técnico, Tecnologia de Construção Naval, Mecânica dos Fluidos, Termodinâmica, Resistência dos Materiais e Química.
  • Área de atuação: O Engenheiro Naval também pode atuar: no planejamento e construção de plataformas marítimas e tubulações para o transporte de petróleo: no gerenciamento dos serviços de manutenção, reparos e conservação de cascos e máquinas: em pesquisa científica e tecnológica que gerem novas tecnologias; coordenação e supervisão de equipes de trabalho; execução e fiscalização de obras e serviços técnicos; realização de vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.
  • Perfil do profissional: Para tanto, o profissional deve considerar o contexto social, os dinâmicos processos de transformação tecnológica e humanística das realidades amazônica, nacional, internacional e global. Portanto, busca uma sólida formação para atender as peculiaridades regionais, a diversidade do mercado de trabalho, a legislação que disciplina a formação de recursos humanos e as mudanças sócio-econômicas e tecnológicas.

Você Sabia?
Engenheiros Navais com formação acadêmicas mais flexíveis apresentam grandes possibilidades de serem absorvidos pelo mercado de trabalho diante das tendências do desenvolvimento nacional e da região Amazônica. A Amazônia é um campo de trabalho promissor, tendo em vista os grandes projetos agrícolas e minerais existentes na região que demandam e ainda demandarão a necessidade de transporte e de construção naval.

• Diretor: Pedro Igor Dias Lameira
  • Vice: Mousif SaidEmmanuel Santiago Pereira Loureiro
  • Telefone: 3201-7455/ 7252
  • Site:  http://www.fenav.ufpa.br/
  • Localização: desenvolve atividades no Instituto de Tecnologia.

Contatos Estudantis:

• Centro Acadêmico de Eng. Naval

• Tipo: Bacharelado
  • Turno: Matutino
  • Período: 2º e 4º (Extensivo)
  • Oferta: Belém
  • Número de vagas anuais: 26