Engenharia Química

Sobre o Curso:

• Descrição: · A Engenharia Química se dedica ao desenvolvimento e aplicação de processos industriais que empregam reações químicas em laboratórios. O engenheiro químico aperfeiçoa as técnicas de extração, transformação e utilização de matérias-primas. Supervisiona o cumprimento de normas de segurança, estocagem e deslocamento de substâncias, e controla a qualidade na fabricação dos produtos. Pode ainda, projetar e dirigir a construção, funcionamento e montagem de instalações fabris ou estações de tratamento de resíduos.
  • Base curricular: Reatores Químicos, Introdução à Engenharia Química, Introdução à Energia Nuclear, Física, Cálculo, Mecânica, Compostos Químicos, Resistência dos Materiais, Equações Diferenciais, Introdução à Informática, Termodinâmica.
  • Área de atuação: · Seu campo de atuação abrange uma grande variedade de atividades industriais, tais como: Biotecnologia, Drogas e Produtos Farmacêuticos, Graxas e Gorduras, Fertilizantes e produtos químicos, Cal e Cimento, Tintas Vernizes e Pigmentos, Polímeros, Pesticidas e Herbicidas, Materiais Plásticos e Resinas sintéticas, Alimentos e bebidas, Produtos metalúrgicos e metálicos.
  • Perfil do profissional: O objetivo do curso é formar Engenheiros Químicos com um perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitados a atuar em projeto, operação, controle, investigação de falhas e gerência em indústrias de processos químicos e/ou físicos.

Você Sabia?
É o Engenheiro Químico que elabora projetos, instala, opera indústrias e desenvolve novos processos de transformação físico-química. Em outras palavras, é o profissional que participa de todas as etapas, desde a concepção e projeto de novas indústrias, até a operação, controle e otimização do processo produtivo.

• Diretora:  Rui Nelson Otoni Magno
  • ViceSil Franciley dos Santos Quaresma
  • Telefone: 3201-7246
  • Site: Em contrução. Maiores informações no site do Instituto de Tecnologia
  • Localização: desenolve atividades no Instituto de Tecnologia e no Laboratório de Engenharia Química, ambos no Setorial Profissional.

Contatos Estudantis:

• Centro Acadêmico de Eng. Química

• Tipo: Bacharelado
  • Turno: Matutino
  • Período: 2º e 4º (Extensivo)
  • Oferta: Belém
  • Número de vagas anuais: 50
  • Demanda de Candidatos: 347
  • Nota do MEC: 03
  • Unidade Acadêmica: Faculdade de Química do Instituto de Tecnologia.

Mais Informações: