Cursos da UFPA

Letras - Libras e Língua Portuguesa

Sobre o Curso:

Descrição: O curso de licenciatura em Letras - Libras e Língua Portuguesa como segunda língua para surdos (Resolução UFPA 4.661/2015) busca formar educadores competentes em Libras e em Português como segunda língua, no que diz respeito aos saberes de uso dessas línguas, dos saberes sobre essas línguas, das atitudes decorrentes dos fazeres e saberes sobre essas línguas e dos meandros socioculturais que as permeiam. O curso capacita o egresso a atuar como docente de Libras e Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos, desenvolvendo um processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva bilíngue.

Base Curricular: O currículo do curso está fundamentado em três eixos. O eixo sobre o uso da Língua que comporta os Estudos Linguísticos acerca da Libras; O Eixo de reflexão sobre a língua que comporta os saberes relacionados aos Estudos Bilíngues na Educação de Surdos, aos estudos interdisciplinares de apoio à Educação de Surdos, aos estudos de apoio às Práticas Pedagógicas, aos estudos literários e linguísticos; e o Eixo da prática profissional que comporta os saberes necessários para ensinar Libras, tanto no ensino básico como em nível superior, e ainda para ensinar português como segunda língua para pessoas surdas. Os três eixos se articulam e se equilibram ao longo do curso.

Área de Atuação: O profissional formado por esta graduação pode desenvolver atividades ligadas à docência de Libras em escolas e universidades, da rede pública e privada de ensino; centros de idiomas ou de cursos profissionalizantes; empresas públicas e privadas; e pode atuar como professor de Língua Portuguesa para surdos.

Perfil do profissional: O profissional formado nesta graduação deve atuar como professor bilíngue, que compreende o papel da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos no percurso acadêmico, profissional e social da pessoa surda, concebendo o ensino das duas línguas em uma abordagem comunicacional, com o aprendiz devendo cumprir tarefas linguajeiras e sociais por meio da língua-alvo.

Você Sabia?

O Curso de Letras - Libras e Língua Portuguesa como segunda língua para surdos da UFPA foi ofertado pela primeira vez no Campus de Soure, no Marajó, onde já há uma tradição de projetos de pesquisa e extensão na área da educação inclusiva de surdos. Em Belém, o curso foi ofertado pela primeira vez em 2012, e, atualmente, possui quatro turmas em formação.

Diretor: Prof. Me. Reinhard Michael Eugen Arnegger

Vice: Prof. Me. Huber Kline Lobato

Telefone: (91) 3201.8779 e 3201.7745

E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Localização: Instituto de Letras e Comunicação (ILC).

Identificação:

Duração: 4 anos

Tipo: Licenciatura

Turno: Integral

Período: 1º e 3º (Intensivo)

Oferta: Belém

Número de vagas anuais: 26

Demanda de Candidatos:331

Nota do MEC: 3

Unidade Acadêmica:Instituto de Letras e Comunicação (ILC)

Mais Informações:

Projeto pedagógico