Meteorologia

Sobre o Curso:

• Descrição: A Meteorologia destina-se ao estudo da composição, estrutura e dinâmica da atmosfera, investigando a direção e a velocidade das massas de ar, as pressões atmosféricas, temperaturas e outros campos que envolvem os fenômenos atmosféricos, a fim de obter dados para previsões meteorológicas.
  • Base curricular: Mecânica de Fluídos, Matemática, Estatística, Física Geral e Experimental, Elementos de Astronomia e Geodésia, Agrometereologia, Instrumentos Meteorológicos e Técnicas de Observação, Climatologia, Micrometereologia, hidrologia Geral, Meteorologia Aplicada, Ambiental e Operacional.
  • Área de atuação: A Meteorologia investiga a natureza das radiações solares e terrestres, utilizando instrumentos apropriados para determinar os efeitos das radiações sobre a atmosfera. Estuda também fenômenos como o processo de formação das nuvens, as precipitações e perturbações elétricas, analisando a natureza e propriedades físicas das partículas sólidas e líquidas suspensas na atmosfera, para obter subsídios necessários às aplicações experimentais. O Meteorologista estuda as condições climáticas da Terra ou de uma região, analisando as observações meteorológicas feitas durante longos períodos de tempo, para preparar previsões em longo prazo. Esse profissional exerce uma importante função no estudo da poluição atmosférica, pois as condições meteorológicas são fundamentais para a dispersão ou concentração de poluentes na baixa atmosfera.
  • Perfil do profissional: Interesse por fenômenos atmosféricos, gosto por informática e trabalhos com sensores eletrônicos.

Você Sabia?

A primeira mulher comandante brasileira da Marinha Mercante é Meteorologista formada na UFPA e ingressou na Marinha como Meteorologista e atualmente comanda navios da Petrobras por todo o mundo e é excelente previsora.

• Diretor: Francisco de Souza Oliveira
  • ViceMaria Isabel Vitorino
  • Telefone: 3201-7475
  • Site: Ainda em construção, mais informações no site do Instituto de Geociências (IG).
  • Redes Sociaishttps://pt-br.facebook.com/FaculdadeDeMeteorologiaDaUfpa
  • Localização: desenvolve atividades na sede do Instituto de Geociências.

Contatos Estudantis:

• Centro Acadêmico de Metereologia

• Tipo: Bacharelado
  • Turno: Integral
  • Período: 2º e 4º (Extensivo)
  • Oferta: Belém
  • Número de vagas anuais: 40