Cursos da UFPA

Oceanografia

Sobre o curso:

• Descrição: O oceanógrafo investiga as características, físicas, biológicas, químicas e geológicas dos mares, rios e lagos, bem como  investiga os seres em seu ambiente. Desenvolve e aplica métodos de exploração e beneficiamento de recursos marinhos. Participa de projetos de preservação do meio ambiente. Na preservação ambiental emite laudos e pareceres sobre o impacto das atividades adversas no ambiente marinho. O profissional realiza estudos básicos de pesquisa aplicada nas áreas de biodiversidade, ecossistemas marinhos, correntes e marés, fenômenos climáticos, solo do fundo do mar, fenômenos geofísicos, composição das águas e recuperação de ambientes aquáticos degradados.
  • Base curricular: Matemática, Oceanografia Física, Biologia, Oceanografia Química, Cartografia, Preservação Ambiental, Limnologia, Meteorologia, Gerenciamento de Recursos Naturais, Pesquisa. Estágio é obrigatório.
  • Área de atuação: O Oceanógrafo é um profissional de visão crítica e criativa para a identificação e resolução de problemas, devendo ter competência e habilidades para exercer as seguintes atividades: formular, elaborar, fiscalizar e dirigir estudos, planejamentos, projetos e/ou pesquisas científicas básicas e aplicadas que visem ao conhecimento e a utilização racional dos ambientes continentais (aquáticos), costeiros, marinhos; levantar, processar e interpretar as condições geológicas, físicas, químicas e biológicas dos ambientes continentais (aquáticos), costeiros e marinhos, suas interações, monitoramento e previsão dos fenômenos; desenvolver e aplicar métodos, processos e técnicas de exploração, beneficiamento e inspeção dos recursos naturais; desenvolver e aplicar métodos, processos e técnicas de preservação, saneamento, monitoramento e gerenciamento dos ambientes continentais (aquáticos), costeiros e marinhos; desenvolver e aplicar métodos, processos e técnicas relacionadas às obras, instalações e/ou outros empreendimentos nos ambientes continentais (aquáticos), costeiros e marinhos.
  • Perfil do profissional: Gosto por trabalhos ao ar livre, dinamismo, interesse por fenômenos naturais, interesse por meio ambiente, senso de observação, pesquisa tecnológica, capacidade de avaliação.

Você sabia ?
Os oceanógrafos participam de pesquisas científicas em regiões tão distintas quanto o Rio Amazonas e a Antártica.

Contatos:
  • Diretor: Cristiane de Paula Ferreira
  • Vice:  Sury de Moura Monteiro
  • Telefone:  3201-7841
  • Site: Ainda em construção. Mais informações no site do Intituto de Geociências (IG)
  • Localização: Faculdade de Oceanografia do Instituto de Geociências (IG)

Contatos Estudantis:

Identificação:

• Duração: 4 anos
  • Tipo: Bacharelado
  • Turno: Matutino
  • Período: 2ª e 4ª (Extensivo)