Química - Licenciatura

Sobre o curso:

• Descrição: O Licenciado em Química é o profissional que, além do domínio sobre a ciência da Química, também recebe formação para uma profunda compreensão dos processos químicos que permeiam o cotidiano e em como representá-los por meio da línguagem química. Tento especial atuação para inspirar e instruir outros sobre este pepel e sobre a importância da Química.
  • Base curricular: Além das quatro grandes áreas da química (Físico-Química, Química Inorgânica, Química Analítica e Química orgânica), o curso também é permeado por disciplinas pedagogico-didáticas que permitem a instrumentação do ensino de Química, especialmente para o Ensino Médio, com práticas que frizam o comportamento ético e importância da Química no ambiente escolar, no desenvolvimento de novas tecnologias, no contexto cultural e social e ainda a importância da disciplina para o desenvolvimento local e nacional.
  • Área de atuação: Atuar no magistério, em nível de ensino fundamental e médio, de acordo com a legislação especifica, utilizando metodologia de ensino variado, contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes e para despertar o interesse científico em adolescente; organizar e usar laboratórios de Química; escrever e analisar criticamente livros didáticos e paradidáticos e indicar bibliografia para o ensino de Química; analisar e elaborar programas para esses níveis de ensino.
  • Perfil do profissional: O Licenciado em Química deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdo dos diversos campos de Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador no ensino fundamental, médio e superior; ter facilidade de comunicação com públicos jovens, ser paciente, criativo, ter tendência a liderança e ser comprometido com o desenvolvimento da educação no estado e no país.

Você Sabia?
Que a atuação do docente em Química está em plena expansão no estado. Além da necessidade constante por estes profissionais em cidades do interior do estado, nas cidades polo do Pará, em muitas das quais é possível encontrar espaços para a realização de aulas experimentais de Química na educação básica, há uma demanda continua por profissionais  habilitados para uma abordagem que torne a Química mais estimulante para os estudantes.

• Diretor: Kelly das Graças Fernandes Dantas
  • Telefone: 3201-7402/3201-7966
  • Site: Em construção. Mais informações no site do Instituto de Ciências Exatas e Naturais - Química
  • Localização: Desenvolve atividades na sede do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, no Laboratório de Química Ensino, no Laboratório de Química Pesquisa e nas salas de aula do Blobo O localizado no Campus Básico.

Contatos Estudantis:

• Centro Acadêmico de Química Licenciatura
  • Duração: 4 anos
  • Tipo: Licenciatura
  • Turno: Matutino
  • Período: 2ª e 4ª (Extensivo)
  • Oferta: Belém
  • Número de vagas anuais: 46
  • Demanda de Candidatos: 284
  • Nota do MEC: 03
  • Unidade Acadêmica: Faculdade de Química do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN)

Mais informações: