Cursos da UFPA

Tecnologia de Geoprocessamento

Sobre o Curso:

• Descrição: O tecnólogo em geoprocessamento atua nas áreas de Imagens de satélite, GPS, softwares para mapeamento, e outras como o geomonitoramento ambiental, o mapeamento de recursos naturais, a atualização de bases cadastrais, aplicação de técnicas de planejamento urbano e rural, zoneamentos ambientais, sociais e integrados, entre outras atividades.
  • Base curricular: Geografia, Estatística, Meio Ambiente e Informática são conhecimentos básicos para o ingresso na carreira. A formação na UFPA envolve três Núcleos: O Básico no qual os estudantes verão conteúdos como Geotecnologia, Geopolítica, Geografia Física, Informática e Ciências; O Específico, no qual os universitários aprenderão temas como Expressão Gráfica, Geociências, Cartografia e Fotogrametria; e ainda a Formação Complementar com atividades tais como estágio supervisionado.
  • Área de atuação: Empresas privadas e do setor público com pesquisas na área de geoprocessamento, entidades ambientais, gestão urbana, infraestrutura e segurança, Realizar vistorias, avaliações e laudos técnicos dentro de sua área de trabalho em instituições públicas e privadas. Realiza atividades de pesquisa em Geoprocessamento, inclusive por meio de estudos em nível de pós-graduação stricto sensu e/ou lato sensu.
  • Perfil do profissional: Entre os conhecimentos necessários para a atuação como tecnólogo em geoprocessamento está a conscientização sobre as questões chave das novas formas de organização social e política, as consequências da acelerada incorporação das conquistas tecnológicas na organização social, os princípios éticos que devem estar presentes em toda atividade humana, conhecimento sobre os riscos da destruição do meio ambiente, escassez de energia, entre outros.

Você sabia?
Apesar de ser um curso recém-criado, a área de Geoprocessamento não é nova na UFPA. A Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade já acumula experiências no processo de capacitação de agentes públicos e sociais, com ênfase na área de capacitação em ferramentas de geoprocessamento e ordenamento urbano, com o apoio do Ministério das Cidades.

Contatos:

• Diretora: Danielle Costa C. Couto
  • Vice: Marcelo Augusto M. Vasconcelos
  • Telefone: 3201-8968
  • Site: Ainda em Construção. Mais informações no site do Campus de Ananindeua.
  • Localização Provisória: Funciona provisoriamente nas instalações da Faculdade da Amazônia - FAAM, localizada à Rodovia BR 316 Km 7, Ananindeua-PA

Identificação:

• Duração: 3 anos
  • Tipo: Tecnológico
  • Turno: Matutino
  • Período: 2ª e 4ª (Extensivo)
  • Oferta: Ananindeua
  • Número de vagas anuais: 50
  • Demanda de Candidatos: 353
  • Nota do MEC: Recém-criado, por isso, ainda não avaliado.
  • Unidade Acadêmica: Faculdade de Geoprocessamento do Campus de Ananindeua.

Mais Informações:

• Projeto Político Pedagógico (Em aprovação)
  • Quadro Docente
  • Ementa das Disciplinas