Terapia Ocupacional

sobre o curso:

• Descrição: O objetivo do curso de Terapia Ocupacional é formar profissionais para promoção e prevenção, assistência, planejamento e gestão de ações em saúde, ensino, pesquisa e extensão em Terapia Ocupacional e outras áreas, considerando a primazia da pessoa, num processo de educação continuada. A formação tem quatro eixos temáticos: Saúde, Condição Humana e Sociedade; Cidadania e Desenvolvimento Humano; Atividade Humana e Terapia Ocupacional e Métodos e Técnicas em Terapia Ocupacional.
  • Base curricular: Introdução à Saúde Humana, Biologia, Ciências Morfológicas, Ortopedia, Ciências Fisiológicas e Patológicas, Metodologia da Pesquisa Científica, Neurologia, Fundamentos e Metodologia da Terapia Ocupacional, Ciências do Comportamento, Avaliação Funcional.
  • Área de atuação: Clínicas, centros de reabilitação funcional e profissional, escolas especiais, consultório particular e psiquiátrico, instituições de ensino, hospitais, entre outros.
  • Perfil profissional: O Terapeuta Ocupacional deve ter formação generalista com amplo conhecimento, capaz de desenvolver ações nas esferas da promoção/prevenção à saúde, assistência à indivíduos cujo desempenho ocupacional encontre-se comprometido por disfunções orgânicas, psíquicas e/ou sociais, sendo capaz ainda de atuar na educação, gestão, vigilância em saúde e outras áreas.

Você Sabia?
O curso foi ofertado pela primeira vez em 2011 e ainda não formou sua primeira turma, mas a UFPA já mantém um serviço de referência no atendimento de terapia ocupacional que é um importante espaço de experimentação para professores e alunos deste curso. O Programa de Desenvolvimento Infantil do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) realiza anualmente mais de 1500 atendimentos de crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, síndromes genéticas ou neurológicas.

• Diretora: Keila de Nazare Madureira Batista
  • Vice: Marcelo Marques Cardoso
  • Telefone: (91) 3201-8892
  • Site: http://ffto.ufpa.br/
  • Localização: Desenvolve atividades na sede da Faculdade de Fisioterapia e Terapia OCupacional, localizada no Campus da Saúde da UFPA; no Instituto de Ciências da Saúde; no HUJBB - Hospital Universitário João de Barros Barreto e no HUBFS - Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza

Contatos Estudantis:

• Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional

• Duração: 5 anos
  • Tipo: Bacharelado
  • TurnoMatutino
  • Período: 2ª e 4ª (Extensivo)
  • Oferta: Belém
  • Número de vagas anuais: 34
  • Demanda de Candidatos: 802
  • Nota do MEC: Curso recém-criado, por isso, ainda não avaliado.
  • Unidade Acadêmica: Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Instituto de Ciências da Saúde (ICS)

Mais informações: