Engenharia Biomédica

Sobre o curso:

• Descrição: O Engenheiro Biomédico trabalha para o desenvolvimento de tecnologias e equipamentos que facilitam o diagnóstico e o tratamento médico. Ainda serão estudadas áreas de engenharia clínica, relacionadas à gestão das tecnologias no âmbito hospitalar, industrial e administrativo.
  • Base curricular: Engenharias Elétrica, Computacional, Mecânica, Ótica e de Materiais, além de conteúdos de biologia, fisologia e anatomia.
  • Área de Atuação: O engenheiro biomédico pode atuar tanto em hospitais, em clínicas ou em postos de saúde, na indústria (processo produtivo) e no comércio (propaganda, treinamento, suporte pós-venda, assistência técnica), nos órgãos de fins regulatórios, normativos, resolutivos e financiadores (por exemplo, o SUS e os planos e seguro de saúde, projetando, desenvolvendo, gerenciando, avaliando e comercializando tecnologias para o diagnóstico e a terapia.
  • Perfil profissional: O Engenheiro Biomédico formado na UFPA é o de um Engenheiro com formação generalista, tecno-humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis da interface Engenharia/Saúde, com base no rigor científico e intelectual.

Você Sabia?
Apesar do curso de Eng. Biomédica ter sido criado apenas em 2012, a Faculdade de Engenharia Elétrica da UFPA já realiza projetos na área médica desde 2009. O Núcleo de Tecnologia Biomédica, do Instituto de Tecnologia (ITEC), foca em pesquisas sobre a análise automática de imagens médicas, como ecografia e tomografia computadorizada, e sobre o funcionamento do sistema cardiorrespiratório em pacientes em terapia intensiva. Um dos objetivos principais é desenvolver tecnologias para melhorar o diagnóstico e a terapia desses pacientes.

• Diretor: Miercio Alcantara
  • ViceDaniel Cardoso
  • Coordenadora: Valquíria Gusmão Macedo
  • Telefone: (91) 3201-7248
  • Site http://www.fee.ufpa.br
  • Localização: desenvolve atividades no Instituto de Tecnologia (ITEC) e no Laboratório de Engenharia Elétrica e da Computação da UFPA, localizados no Campus Profissional.

• Tipo: Bacharelado
  • Turno: Integral
  • Período: 1º e 3º (Intensivo)
  • Oferta: Belém
  • Número de vagas anuais: 40
  • Demanda de Candidatos: 240
  • Nota do MEC: Recém-criado, por isso, ainda não avaliado.
  • Unidade Acadêmica: Faculdade de Engenharia Elétrica do Instituto de Tecnologia

Mais Informações:

• Projeto Pedagógico