Cursos da UFPA

Biblioteconomia

Sobre o curso:

• Descrição: A Biblioteconomia centenária, voltada para organização, preservação e a disseminação do conhecimento humano que hoje toma nova roupagem face às necessidades de sistematizar massas de informação aceleradas pela informática. O mercado de trabalho está em expansão nos setores público e privado, graças à demanda cada vez maior pelo gerenciamento e pelo acesso à informação. O estudante de biblioteconomia aprende a: lidar com base de dados em computadores; manusear, classificar e organizar documentos em diferentes suportes; gerenciar bibliotecas; controlar a produção de documentos; descrever e indexar a informação; e normalizar documentos técnico-científicos.
  • Base curricular: Administração de bibliotecas, Comunicação, Língua Estrangeira, Lógica, Métodos e Técnicas de Pesquisa.
  • Área de atuação: O Bacharel em Biblioteconomia pode ser bibliotecário, gerente de sistema de informação e base de dados e gestor de centros de documentação empresarial. O profissional pode trabalhar com áreas diversas do conhecimento.
  • Perfil do profissional: Facilidade de comunicação com o público, interesse por atividades culturais e por trabalhos metódicos, capacidade de analisar, discutir e transmitir ideias, organização espaciale e senso de observação.

Você sabia ?
O curso foi fundado em 1957 e é anterior a criação da própria UFPA. Foi idealizado pelo médico e pesquisador Clodoaldo Fernando Ribeiro Beckmann. As aulas no bairro do Guamá iniciaram em 1963, tornando a graduação em Biblioteconomia da UFPA a 12ª mais antiga do país.

• Diretor:  Jane Veiga Cezar da Cruz
  • Vice:  Maria Izabel Moreira Arruda
  • Telefone: 3201-7354 / 3201-7355 / 3201-8558
  • Site:  http://www.ufpa.br/biblio
  • Localização: Realiza atividades na sede do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA); em prédio próprio da Faculdade localizado no Campus Básico da Cidade Universitária José da Silveira Netto, em Belém; e na Biblioteca Central da UFPA (BC).

Contatos Estudantis:

• Centro Acadêmico de Biblioteconomia

Identificação:

• Duração: 4 anos
  • Tipo: Bacharelado
  • Turno: Matutino e Noturno
  • Período: 2ª e 4ª (Extensivo)
  • Oferta: Belém
  • Número de vagas anuais: 80
  • Demanda de Candidatos: 431 (Matutino) e 484 (Noturno)
  • Nota do MEC: 03
  • Unidade Acadêmica: Faculdade de Biblioteconomia do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA)