Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

UFPA realiza exames de laboratório gratuitamente

COM_CONTENT_ARTICLE_HITS

Mais de 40 mil exames de sangue, fezes, urina e do colo do útero são realizados por ano

Quem precisa realizar exames laboratoriais, mas não tem dinheiro para pagar por eles, pode encontrar na Universidade Federal do Pará (UFPA) uma boa alternativa. Há 20 anos, a Universidade oferece o serviço de forma gratuita, tanto à moradores do entorno da instituição, quanto à comunidade universitária. O projeto conhecido como Laboratório de Análises Clínica (ou simplesmente: Lac) é mantido pelo Instituto de Ciências Biológicas e realiza mais de 40 mil exames por ano, principalmente os de sangue, fezes e urina, além do exame do colo uterino.

Como ser atendido? Quem deseja ser atendido pelo laboratório tem duas opções. O paciente pode procurar as unidades de saúde básica do Tucunduba ou do Riacho Doce, que ficam no entorno da universidade. Nelas, recebem uma guia que deverá ser trazida ao laboratório para a marcação do exame. O procedimento, então, deverá ser agendado no Lac em até 48 horas.

Outra forma de conseguir atendimento é se você for aluno da própria universidade. Neste caso, deve procurar o Programa de Assistência ao Estudante da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Por meio da Proex, os estudantes são encaminhados ao Hospital Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e o hospital solicita a realização dos exames pelo Lac/UFPA. Além disso, quem preferir também pode se registrar diretamente no Laboratório, apresentando a carteira de estudante e seu Registro de Identidade.

Funcionamento - O Lac possui uma demanda de pacientes flutuantes, porque este número varia a cada mês. A capacidade é para atender 30 pacientes por dia, no horário de 7h ás 9h, para a realização de exames, e até às 12h para atendimento ao publico, como entrega e marcação de resultados, por exemplo.

No laboratório de análises clinicas da UFPA, trabalham profissionais de diversas aéreas da saúde, como: Medicina, Biomedicina e Enfermagem. Todo o trabalho é realizado com o apoio de estudantes e supervisionado por especialistas. O grupo é composto por alunos de graduação, pós-graduação e professores que têm sua formação voltada para as análises clínicas.

Aplicando e produzindo conhecimento - Assim, o Lac se tornou um grande espaço de formação para os alunos de graduação na área de saúde da UFPA e atualmente fazem parte da equipe do projeto graduandos em Farmácia, Biologia e Biomedicina, além de pós-graduandos do curso de mestrado em Análises Clínicas.

O Lac também conta com diversas parcerias com outras Faculdades e Grupos de Pesquisa, contribuindo assim com a produção de pesquisas e geração de novos conhecimentos. Entre elas, destacam-se as ações conjuntas com os Laboratórios de Farmacologia e Genética. E, como este último conta com uma área de estudo voltada para exames veterinários - principalmente em experimentos científicos de pesquisadores da própria UFPA - o Laboratório de Análises Clinicas não atende apenas pacientes humanos!

Além destas, o laboratório faz parcerias com outros projetos de extensão que atendem comunidades no interior do estado e disponibiliza equipamentos para que os exames possam ser realizados nestes locais.

  • Serviço:

Laboratório de análises clínicas da UFPA
Horário de funcionamento: Das 7 às 12 horas.
Local: Instituto de Ciências Biológicas (ICB)
Atendimento gratuito aos estudantes da UFPA e aos usuários do SUS
Confira aqui um resumo da história do Lac/UFPA.

Texto: Lucas Muribeca - Assessoria de Comunicação da UFPA
Publicado em: 01 de março de 2016
Unidade: Instituto de Ciências Biológicas (ICB)
Entrevistado: José Ricardo Vieira, coordenador do projeto, disponível para entrevistas.

Fim do conteúdo da página