Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
ASCOM UFPA

Tapajós é destino turístico para férias escolares

Ecoturismo de base comunitária na região é opção de lazer e cultura

Já pensou em aproveitar as férias para conhecer como vivem as comunidades tradicionais do Pará? É o que propõe o turismo de base comunitária na região do Tapajós, no Pará. Além das belas praias, o potencial para um “turismo diferencial” o turismode base comunitária tem chamado a atenção de pesquisadores como Elcivânia Barreto.

Sob orientação da Professora Dra. Maria Goretti da Costa Tavares, no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e coorientada pela Professora Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz, do Programa de Pós-graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (USP), a mestranda apresenta um estudo da comunidade de Aña, localizada dentro da reserva extrativista Tapajós/Arapiuns no município de Santarém, como opção turística na região. A dissertação de mestrado intitula-se “Turismo de Base Comunitária e Uso do Território em Comunidade Ribeirinha da Amazônia Paraense: O caso de Anã no Município de Santarém/Pará”, e foi defendida no mês de junho.

O potencial turístico da região do Tapajós tem sido explorado por meio das belas praias localizadas nos municípios de Santarém e Belterra, como as da Vila de Alter do Chão e as distribuídas pelos rios Tapajós e Arapiuns. Porém, estes municípios guardam ainda outros atrativos turísticos que estão, aos poucos, sendo revelados e que podem oferecer além do lazer, conhecimento e cultura.

Turismo de Base Comunitária traz benefícios -“O turismo de base comunitária traz muitos benefícios. Para a comunidade, a possibilidade real de ser protagonista das ações de turismo e para os visitantes, oportunidades únicas de conhecer o modo de vida das populações da Amazônia”, explica a geógrafa e turismóloga, Elcivânia Barreto.

A comunidade Aña possui diversos atrativos dentre os quais se destacam as trilhas ecológicas, visita ao projeto de manejo das abelhas sem ferrão criadas no local, visita ao projeto de criação de peixes em tanque-rede do grupo MUSA (Mulheres Sonhadoras em Ação),atividades culturais, rodas de conversas e a típica Piracaia (expressão utilizada para designar “peixe assado na praia”).

“As rodas de conversa são muito interessantes, pois é um momento de troca de experiências entre os moradores da reserva e os turistas. Os turistas veem e vivenciam como é o cotidiano e este modo de vida mais integrado a natureza e, na comunidade, este contato também tem um impacto de valorização e de autoestima, pois eles percebem que ‘não são comuns’. A autoestima dessa comunidade começa a ficar elevada. Daí a importância de se pensarde fato nessa proposta de “turismo”, no qual se tem a inclusão da comunidade no processo de planejamento, execução e monitoramento da atividade”.

Além disso, “tem a questão da geração de renda dentro da comunidade, porque há um grupo que trabalha e recebe por esta atividade turística. Não há atravessadores nas negociações por produtos como artesanato, que ficam mais em conta para o turista. Além disso, uma parte dessa renda que entra é destinada à associação da comunidade, a qual em suas ações beneficia todos os moradores”, aponta.

Os passeios pela comunidade Aña também são auxiliados pelos trabalhos da ONG Saúde e Alegria, que atua há 20 anos na região. Mas a proposta é que as comunidades se fortaleçam e assumam o protagonismo das ações de turismo.Atualmente, Anã se uniu a outrassete comunidades próximas para formar a Cooperativa de Turismo e Artesanato da Floresta - TURIARTE.

Para chegar à comunidade há um barco que parte da frente da cidade de Santarémas terças-feiras com retorno aos domingos e que faz o transporte de pessoas através dos rios Tapajós e Arapiuns. No local também há uma hospedaria coletiva para atender aos turistas. Ela conta com redários “tipicamente paraenses”, refeitório e banheiros estruturados, além de comunitários preparados para a recepção dos visitantes.

Praias, florestas e cultura para os turistas - O novo Plano Estratégico de Turismo de Santarém, lançado recentemente pela Prefeitura de Santarém, através da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, em parceria com o Governo do Estado, indica as praias e o ecoturismo como atrativos na região. O Plano além de Santarém abrange o município de Belterra,os quais juntos formam o “Destino Tapajós”, este que se configura com um dos principais destinos do Pará.

Elcivânia Barreto ressalta que a união praias-florestas é o diferencial do destino e o incentivo ao turismo com base nestes espaços está previsto no novo plano. “Eles apontam as praias e as florestas como importantesatrativos turísticos. As praias são realmente lindas e o convívio com as comunidades que vivem nas unidades de conservação são experiências únicas. Neste sentido, em Belterra podemos encontrar a FLONA (Floresta Nacional do Tapajós), e em Santarém a Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, as quais se configuram como detentores de importantes atrativos que são praias distantes e mais calmas, com pouca movimentação para quem quer tranquilidade, além das populações tradicionais como seu modo de vida que nelas residem”, indica a turismóloga.

A cidade de Santarém e o centro histórico de Belterra também são atrativos. “Em Belterra, nós temos essa parte da arquitetura que é uma herança do período áureo da borracha, são casas no estilo norte americano, de um projeto da Companhia Ford no Brasil, implantando entre 1938 a 1940, nesse período Belterra ficou conhecida como a cidade americana no coração da Amazônia. Em Santarém, a Orla traz um espetáculo da natureza que é o encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas, que pode ser visto gratuitamente todos os dias”, orienta Elcivânia Barreto.

Outra atração é o artesanatoque é trabalhado por artesãos locais, incluindo aí populações tradicionais com grande influência dos antigos povos indígenas que habitaram a região. No Centro de Artesanato Cristo Rei (inaugurado em 23 de junho de 2015 - dia do aniversário de Santarém)é possível adquirir cestarias, cuias com grafismos, biojóias e cerâmicas dentre outros produtos.

A região ainda dispõe de uma gastronomia que é a base principalmente de peixes como Tucunaré, Tambaqui e Pirarucu e, no segundo semestre, o Çairé que acontece na Vila de Alter do Chão é um forte atrativo para os turistas, misturando as culturas sacra e secular.

“O Çairé é uma manifestação tanto religiosa quanto profana que acontece no mês de setembro. Há um movimento que começa na quinta-feira com o levantamento dos mastros na praça da comunidade. Esse é parte do momento religioso, no qual também são celebradas missas durantes os cinco dias de festa. Já na sexta temos a apresentação, no espaço ‘Lago dos Botos’, dos botos Tucuxi e do Cor de Rosa, apresentados em um festival folclórico embalado pelo ritmo do carimbó”, explica Elcivânia Barreto.

Serviço:

Comunidade Aña
Contatos para hospedagem e transporte: Odila Godinho (Presidente da Turiarte) Fone: 93-99158-7816
Blog da Turiarte:  http://turiarteamazonia.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/turiarteamazonia
 Contato: ONG Projeto Saúde e Alegria - http://www.saudeealegria.org.br/turismo/

Comunidade de Jamaraquá na Floresta Nacional do Tapajós
Contatos para hospedagem e transporte: 
Blog:  https://jamaraqua.wordpress.com
 Fone: (93)-99131-9422/ (93)3063-4838 - Rose (Instituto de Estudos Integrados Cidadão da Amazônia – INEA)

Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo de Santarém - SEMDETUR
Contatos e informações: (93) 3523-2434
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Divisão de Planejamento e Desenvolvimento Turístico)

Texto: Ronaldo Palheta – Assessoria de Comunicação da UFPA
Publicado em: 16/07/2015
Unidade: Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPA
Status: Pesquisadora Elcivânia Barreto disponível para entrevistas.
Acesse aqui trabalho publicado em anais de um evento, pois a dissertação de mestrado completa ainda não está disponível para acesso.
Fotos: Agência Pará, Secretaria de Turismo de Santarém e Adolfo Lemos.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página