ASCOM UFPA

UFPA oferta cursos de idiomas para comunidade

Cursos Livres de Línguas Estrangeiras (CLLE) ofertam cerca de 2000 vagas a cada semestre

Inglês, francês, espanhol, árabe e português (Língua Estrangeira). Há mais de 30 anos o Projeto Cursos Livres da Universidade Federal do Pará (UFPA) ajuda quem sonha em aprender uma língua estrangeira ou ainda quem acaba de chegar ao Brasil e precisa se entender com o português. Os cursos são semestrais e custam cerca de 70% menos do que aqueles que funcionam fora da universidade.

Além de professores, técnicos e alunos da UFPA, qualquer pessoa que tenha o ensino médio completo pode se inscrever para participar dos cursos de idiomas na universidade. A matrícula é realizada por meio do site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) e os cursos custam R$ 390 por semestre, mas o valor pode ser parcelado entre uma entrada de R$ 130 e mais quatro parcelas de R$ 65.

Os editais com as orientações sobre as inscrições, geralmente, são publicados em dezembro, para as aulas realizadas no primeiro semestre, e em junho, para as que iniciam a partir de agosto. “Lançamos o edital com antecedência porque precisamos realizar os testes de nivelamento para os sete níveis do curso e ainda a o concurso de bolsas”, justifica Rosana Assef, coordenadora dos Cursos Livres da UFPA.

Concurso de bolsas – A cada semestre os cursos livres da UFPA ofertam bolsas integrais e parciais para quem não pode pagar os cerca de R$ 65 reais cobrados mensalmente. O concurso de bolsas é feito no início de cada ano, com cadastro reserva para o segundo semestre. Em cada edital as regras para a seleção de beneficiados com as bolsas são descritas, mas para se candidatar a uma delas é preciso possuir renda menor que dois salários mínimos. Estudantes da UFPA devem ainda ter rendimento acadêmico superior à nota oito, enquanto que os demais candidatos precisam apresentar históricos de avaliação.

A cada semestre são disponibilizadas cerca de duas mil vagas em aproximadamente 150 turmas nos cinco cursos de idiomas ofertados. Além das aulas presenciais há ainda os cursos online de Inglês e/ou Francês Instrumental. “A modalidade instrumental busca preparar os alunos para ler e compreender textos em uma língua estrangeira. A importância desta modalidade é a de preparar os alunos para testes de proficiência, que são solicitados, em sua grande maioria, por cursos de Pós-Graduação”, explica Rosana Assef.

Professores – Um dois principais diferenciais dos cursos de idiomas da UFPA é a qualidade do ensino oferecido, uma vez que os professores que ministram as aulas possuem mestrado e doutorado e são docentes da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (Falem) ou trabalham nas graduações da universidade mantidas nos campi localizados fora de Belém.

O projeto conta também com professores estagiários, que são alunos da Faculdade e que estão cursando a partir do 5º semestre da graduação, desde que tenham um rendimento geral acima de oito. Todos os estagiários estão sob tutoria dos professores da Falem, que os auxiliam nas atividades didáticas.

Os cursos têm duração de sete semestres, ou seja, duram três anos e meio. Por isso, o certificado de conclusão é concedido aos alunos que terminam todo o período do curso. Já para aqueles que não chegam até o fim, mas passam pelos níveis base, é emitida uma declaração de indicação do curso com nota e carga horária cursada. Essa certificação é um documento oficial da Universidade Federal do Pará e tem validade como certificado de língua estrangeira emitido por entidade regularizada.

Serviço:
Cursos Livres da UFPA
Horário de Funcionamento: 8h às 12h, 14h às 18h.
Local: Instituto de Letras e Comunicacão (ILC), localizado no Campus Básico da UFPA, em Belém.
Saiba mais sobre o projeto, datas de matrícula e editais, através do site da Fadesp, ou na Secretária do ILC (altos do prédio do Instituto, ou pelos números 3201 7524).

Texto: Victor Oliveira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Divulgado em: 07/06/2016