ASCOM UFPA

Sobre o curso:

• Descrição: O curso de Administração prepara o profissional para atuar nas organizações públicas, do setor privado, do chamado Terceiro Setor e ainda como profissional liberal. Prepara os futuros profissionais para o exercício das atividades de planejamento, organização, direção e controle das organizações integrando conhecimentos das diversas áreas das ciências.
  • Base curricular: A base curricular do curso envolve conhecimentos oriundos das áreas de Matemática, Estatística, Contabilidade, Economia, Psicologia, Ética e Sociologia aplicadas à Administração, Direito, Marketing, Elaboração e Análise de Projetos, Administração de Materiais e Logística, Administração e Sistemas de Informação, entre outros.
  • Área de atuação: Administradores podem atuar como técnicos e gestores em organizações da administração pública direta nas diversas instâncias, como também nas empresas estatais, fundações públicas, autarquias, nas empresas de economia mista e também nas organizações do chamado Terceiro Setor como fundações, cooperativas, etc. A profissão é regulamentada por Lei e fiscalizada  por órgão profissional próprio, o Conselho Federal de Administração e suas representações estaduais.
  • Perfil do profissional: O administrador deverá demonstrar competências e habilidades tais como reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar e agir estrategicamente, otimizar os processos produtivos, planejar e aplicar medidas que aumentem a eficiência e eficácia das organizações; realizar diagnósticos e exercer o processo da tomada de decisão e gerenciamento de conflitos; desenvolver expressão e comunicação. Compete ainda ao administrador desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; gerenciar pessoas, processos; habilidade  para realizar consultoria em gestão e administração, elaborar pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais.

Você sabia ?
O curso de Administração da UFPA foi o primeiro criado na região Amazônica, em 1964, antes mesmo de a profissão ser reconhecida no país. Entre os primeiros professores do curso estava José da Silveira Netto, que foi o primeiro reitor da UFPA. De acordo com o Ministério da Educação, os cursos de Administração são responsáveis pelo maior número de matrícula, ou seja, oferta de vagas, entre as universidades públicas e privadas. Apesar do grande número de formandos, o campo de trabalho para Administradores está em constante expansão. Em tempos de competitividade crescente, os administradores vêm aumentando cada vez mais sua participação no mercado de trabalho na área empresarial privada, onde atuam como técnicos, gestores nos diversos níveis organizacionais, executivos, empreendedores, consultores, etc.

Contatos:

• Diretora: Ângela Maria da Silva Kabayashi
  • Vice: Benedita Maria Diniz da Silva
  • Telefone: 3201-8259 / 3201-8258
  • Site: http://faad.ufpa.br/
  • Localização: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA)

Contatos Estudantis:

Identificação:

• Duração: 4 (Matutino) ou 4,5 anos (Noturno)
  • Tipo: Bacharelado
  • Turno: Matutino ou Noturno
  • Período: 2ª e 4ª (Extensivo)