ASCOM UFPA

Arquivologia

Sobre o curso:

• Descrição: O arquivista atua na gestão de arquivos o que demanda um permanente aprimoramento teórico e prático relacionados à geração, organização, desenvolvimento e uso dos documentos produzidos ou recebidos organicamente por uma pessoa ou por uma organização (pública ou privada), em decorrência das atividades para as quais foram criados, independentemente do suporte em que as informações estejam registradas, as quais podem servir à função de prova legal-administrativa ou, ainda, de fonte de pesquisa.
  • Base curricular: Trata-se de uma sub área da Ciência da Informação com disciplinas e corpo teórico próprio recebendo contribuições significativas da Administração, Direito, História, Filosofia, Biblioteconomia.
  • Área de atuação: São espaços possíveis de inserção profissional do arquivista: centos de documentação e informação;instituições culturais; órgãos dedicados à gestão do patrimônio cultural; serviços de informação; emissoras de rádio e televisão; Organizações Não governamentais; hospitais; escritórios de advocacia e de contabilidade; escolas; universidades; instituições científicas e tecnológicas; enfim, toda e qualquer organização pública ou privada que acumula documentos no exercício de suas funções.
  • Perfil do profissional: Formação voltada para o desenvolvimento das capacidades humanísticas dos futuros profissionais arquivistas com os conhecimentos históricos, teóricos e metodológicos da profissão. Para ministrar as disciplinas do curso estão sendo contratados novos professores, com formação em Arquivologia, além das disciplinas em comum com outros cursos, quando serão convidados professores da UFPA em várias áreas, como Direito, História, Geografia, Letras, Filosofia, Estatística e Biblioteconomia.

Você sabia ?
Institucionalizado no Brasil nos anos de 1970, a prática arquivística remonta à Antiguidade, onde esforços de organização e preservação de documentos escritos podem ser encontrados entre os egípcios por volta de 3500 a.C. Contemporaneamente, tem-se uma área em expansão, sobretudo em função da produção exponencial de documentos nas mais diferentes organizações. Na UFPA o curso foi criado em 2012 e ainda não formou sua primeira turma.

• Coordenador:  Roberto Lopes dos Santos Jr
  • Vice: Iane Maria Silva Batista
  • Telefone: 3201-7354 / 3201-7355
  • Site: Ainda em Produção. Mais informações no site da Faculdade de Biblioteconomia.
  • Redes Sociaishttp://goo.gl/hFBq1m / http://goo.gl/GOMz1m
  • Localização: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

Contatos Estudantis:

• Centro Acadêmico de Arquivologia

• Duração: 4 anos
  • Tipo: Bacharelado
  • Turno: Vespertino
  • Período: 2ª e 4ª (Extensivo)
  • Oferta: Belém
  • Número de vagas anuais: 40
  • Demanda de Candidatos: 427
  • Nota do MEC: (Recém-criado, ainda não avaliado)
  • Unidade Acadêmica: Faculdade de Biblioteconomia do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA

Mais informações: