UFPA disponibiliza diversos espaços para realização de eventos científicos, políticos e culturais

ufpa cebn foto Alexandre Yuri

A Universidade Federal do Pará (UFPA) possui, em média, 35 auditórios e 16 miniauditórios, localizados no campus universitário, e realiza diversos eventos anualmente, que englobam todos os públicos da Região Metropolitana de Belém. Mais de 50% dos auditórios estão disponíveis para reservas e execução de eventos científicos, políticos e culturais.

O coordenador de Cerimonial da UFPA, Almir Miranda, relata que a Universidade é conhecida por abrigar vários eventos, sendo, assim, um grande referencial em Belém. "Os espaços da Universidade são referências. A demanda para eventos varia desde formaturas até eventos nacionais. No próprio município, não há um espaço como o Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN): Um espaço com uma estrutura de auditório, capaz de abrigar eventos pequenos, médios e grandes", declara.

A Universidade não sedia somente eventos científicos, ela também é um espaço para a realização de eventos de diversos tipos e de público que envolvem a comunidade, como: musicais, artísticos e interativos. "A UFPA não está aberta e relacionada somente a eventos científicos, também é um espaço para a organização e a manifestação de eventos políticos e culturais, pois eles também fazem parte do universo acadêmico", ressalta o pró-reitor de Pesquisa, professor Rômulo Angélica.

19.09.2017 Acolhimento aos Servidores Foto Alexandre de Moraes site18 373x212

O pró-reitor também destaca que o segundo semestre do ano é o que possui mais demanda de agendas para a realização de eventos: "Nós temos uma quantidade de oferta grande para a realização de eventos técnico- científicos locais, regionais e até internacionais, mas, por diversas razzões logísticas e de calendário, e mesmo de recursos, a grande quantidade dos eventos na UFPA acaba ocorrendo, no caso, em agosto, em setembro e depois do Círio", esclarece.

Cada instituto da Universidade possui um auditório, e algumas faculdades são responsáveis por miniauditórios, que ficam disponíveis para professores e alunos da Instituição. A capacidade dos espaços varia entre 25 e 1000 pessoas. Os espaços são reservados por meio de solicitação, via memorando, direcionada ao diretor do instituto ou da faculdade em que se deseja realizar o evento. Eles são propícios para a realização de defesas, seminários, palestras, apresentações culturais etc.

Faculdades externas da UFPA também podem fazer a reserva dos espaços. É necessário que se entre em contato com a secretaria dos institutos em que o espaço desejado está localizado, para que as instruções sejam dadas.

Poucos espaços cobram taxas para a reserva e utilização do local. Algumas faculdades cobram apenas uma pequena taxa de manutenção, para que o local seja cuidado e mantido em boas condições para abrigar os eventos.Você pode conferir aqui as informações sobre os auditórios da Universidade, como: contato, instituto ou faculdade em que está localizado, pessoa responsável e taxa cobrada.

Texto: Vagner Mendes
Fotos: Alexandre Yuri e Alexandre de Moraes