Circular “encurta” distâncias na UFPA e transporta diariamente milhares de passageiros

CAPA Circular UFPA Foto Alexandre de Moraes 3

Com aproximadamente 450.000 m², a Universidade Federal do Pará (UFPA) está entre as maiores universidades do país e é a maior da Amazônia. Já imaginou andar tudo isso a pé? Não precisa! O “circular”, ônibus interno da Instituição, encurta distâncias e transporta diariamente quem cruza a Cidade Universitária José da Silveira Netto. O serviço é gratuito e é coordenado pela Superintendência de Assistência Estudantil da Universidade.

Ele já foi até chamado de “secular”, mas o serviço melhorou muito desde que foi criado, em 1992, pela então Pró-reitoria de Extensão (Proex), para o alívio de pessoas como a agente de saúde, Sheila Simone. Ela frequenta a UFPA há vinte anos, primeiro como aluna, depois como usuária dos serviços do Hospital Bettina Ferro de Souza (HUBFS), e já andou muito no “Circular”.

“Hoje em dia o circular melhorou bastante. O próprio veículo está muito bom. No começo, os assentos não eram com almofadas e sim, de plástico mesmo, duros. E os ônibus não tinham letreiros digitais como hoje, era só uma placa”, lembra a visitante da Universidade.

Agora está mais fácil identificar o Circular - Ele possui as cores da Instituição, azul e branco, e estão identificados com o nome do setor responsável por eles. Os veículos contêm portas com acessibilidade para cadeirantes, letreiros digitais e assentos com almofadas. Os modelos atuais, maiores que os pioneiros, também comportam mais pessoas, garantindo conforto e comodidade à grande demanda de usuários deste serviço, que chega a atender mais de 2.400 pessoas diariamente.

Funcionamento - O Circular é totalmente gratuito e são disponibilizados dois ônibus, que trafegam em sentidos opostos, das 7h às 22h, sem interrupções. Eles param somente nos pontos devidamente sinalizados ao longo da Cidade Universitária e percorrem quatro áreas: Setorial Básico, Setorial Profissional, Setor de Saúde e, por fim, o Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT-Guamá). Completando o trajeto em 40 minutos, desde a garagem até o chamado “Portão do Bettina”, localizado próximo ao hospital universitário e ao PCT-Guamá.

Por segurança, o plano logístico da coordenação responsável pelo Sistema de Transporte da UFPA, determina um controle rigoroso da velocidade nos ônibus, ou seja, o “circular” não ultrapassa os 30 km/h. Em geral, o ônibus para por poucos minutos em cada local, mas há lugares onde essa pausa precisa ser maior, como no Terminal de Ônibus, por exemplo, onde o veículo pode permanecer parado por até dez minutos.Outro ponto com uma permanência maior é o Hospital Universitário Bettina Ferro (HUBFS), onde idosos e pessoas com deficiência, especialmente cadeirantes, necessitam de uma política de acessibilidade, o que demanda mais tempo para embarque e desembarque.

Pesquisa e cotidiano no Circular UFPA - Vários projetos já foram desenvolvidos a partir do Circular. Um deles é o aplicativo “Circular UFPA”, criado em 2017 para facilitar a rotina dos usuários desse serviço. A ideia do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (LASSE) permite visualizar em tempo real a localização dos ônibus pelo Campus. A ferramenta encontra-se disponível para download no Google Play Store e pode ser usado por dispositivos com o sistema operacional Android. É necessário que o dispositivo esteja conectado à internet para receber as atualizações, conforme o ônibus se desloca na cidade universitária.

Segundo a estudante de Jornalismo, Juliane Nascimento, “o‘circular’ facilita muito, pois a Universidade é muito grande e vir do começo da UFPA até o meu instituto é muito longe, principalmente para mim, que estou grávida”. Para ela, que está no sétimo mês de gestação, a ferramenta é uma boa aliada no controle do tempo de espera do ônibus. “Quando chego na faculdade ao invés de ficar esperando o circular, vejo logo no aplicativo se tem ônibus próximo de onde desço. Daí, decido se aguardo ou não”, comenta.

Passeio turístico - Outro Projeto é o “Campus Tour”, famoso durante a realização da Semana do Calouro e também nas feiras do vestibular. A iniciativa é da equipe do Programa de Extensão Visita Campus, da Faculdade de Turismo, em parceria com a Pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg). O Projeto permite que calouros e visitantes participem de um verdadeiro passeio turístico pela maior Universidade da Amazônia, utilizando o Circular.

Serviço:
Ônibus “Circular” da UFPA
Diariamente, das 7h às 22h
Mais informações sobre o projeto “Campus Tour”.
Informações sobre o aplicativo “Circular UFPA”.

Texto: Rebeca Rocha - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes