Laboratório de Estudos sobre o Luto da UFPA é referência sobre o tema

Grupos e Projetos ligados à iniciativa debatem o morrer como parte do ciclo da vida

Há mais de dez anos o Laboratório de Estudos Sobre o Luto e Saúde (Laels) da Universidade Federal do Pará (UFPA) é referência em ensino, pesquisa e extensão sobre o luto e o processo de morrer. O projeto de extensão funciona no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) e organiza atividades também abertas à comunidade externa como o Ciclo de Palestras sobre o Luto.

“Por meio do laboratório são estimuladas as ações de educação para vida e são ainda mantidos diálogos e debates sobre como vivenciamos os processos de finitude, assim como, aquilo que a morte do outro(a) desvela. O luto é considerado como um processo natural frente a uma perda significativa, sendo o tempo de elaboração singular a cada caso”, explica Airle Miranda, coordenadora do Laels.

Laboratório reúne grupos de extensão e de pesquisa - O projeto atua em parceria com o Serviço de Psicologia do HUJBB, o qual trabalha com familiares e pacientes internados para cuidados paliativos, e com o Programa de Pós-graduação em psicologia da UFPA, que por sua vez desenvolve pesquisas sobre a morte.

Internamente o Laboratório também congrega múltiplas ações e grupos que pesquisam e trabalham com o luto entre eles o Grupo de Estudos do Luto (GEL), o Grupo de Ensino-Aprendizagem, o Grupo de Pesquisa sobre o Luto e o Projeto de Ciclo de Palestras sobre o luto.

O Grupo de Estudos do Luto (GEL) se reúne semanalmente e está centrado na tarefa de dialogar sobre o tema da morte e do morrer. Ele conta com a participação de pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação de diversas áreas da UFPA como alunos de graduação em serviço social, terapia ocupacional, fisioterapia, enfermagem, medicina e psicologia, entre outros e ainda mestrandos do Programa de Pós-graduação em Psicologia e estudantes da Residência Médica Multiprofissional em Saúde.

Já as teorias sobre o luto e temas inerentes as formações de profissionais da Universidade na graduação e na pós-graduação são o foco de debates dos Grupos de Ensino-Aprendizagem. Eles recebem indicações de literatura da área e dialogam sobre assuntos como cuidados paliativos, por exemplo.

Por fim, os Grupos de Pesquisa são centrados na tarefa de fomentar pesquisas e produções científicas sobre a área. Outro projeto mantido pelo laboratório é o Ciclo de Palestras que é uma atividade aberta à comunidade interna e externa ao hospital, acadêmica ou não, nos quais são compartilhados os resultados dos estudos e ações realizadas no Laels.

Serviço:
Laboratório de Estudos do Luto e Saúde (Laels)
Funciona todas as quartas-feiras, das 8h as 12h, na sala 5 do Centro de Estudos do HUJBB.
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Divulgação
Publicado em: 30/10/2015
Unidade: Laboratório de Estudos Sobre o Luto e Saúde (Laels).
Status: Pesquisadora Airle Miranda disponível para entrevistas.

registrado em: ,