Professores da UFPA também estudam ex-votos feitos com Miriti

Brinquedos de Miriti se relacionam com a festividade em homenagem em Nossa Senhora de Nazaré

Durante o período do Círio de Nazaré é comum observar pelas ruas da capital paraense brinquedos que são feitos a partir do Miriti. Mas além da ludicidade, esses objetos característicos, também são utilizados como ex-votos durante as procissões e a festividade da quadra nazarena. É o que explicam os pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), Bruce Macedo e Rosa Brasil.

Atuando há quase 20 anos com o Miriti, o cenógrafo Bruce Macedo, da Escola de Teatro e Dança da UFPA, afirma que os brinquedos e demais materiais produzidos a partir da palmeira estão se expandindo. “Se antes víamos brinquedos de cobras, pássaros ou um casal dançarino esculpidos em miriti, hoje há uma infinidade ainda maior de cores e formas, as quais inundam Belém na época do Círio de Nazaré, como um rio colorido que toma a cidade e também segue a Santa”.

De acordo com o pesquisador, a ligação do miriti com o Círio nasceu por meio dos ex-votos que começaram a ser fabricados com a palmeira, comum da região de Abaetetuba. “As pessoas que sobreviviam a naufrágios construíam ou mandavam fazer embarcações para oferecer em agradecimento à Virgem de Nazaré pelo milagre alcançado”.

Promesseiros levam objetos à romaria para pagar promessas - Os ex-votos ligados ao Círio de Nazaré são objeto de estudo da pesquisadora Rosa Brasil, da Faculdade de Letras da UFPA.

Ex-votos são os objetos levados pelos romeiros para pagar suas promessas. Casas, barcos e peças do corpo humano estão entre os mais encontrados durante a procissão. Para aprofundar a análise sobre este símbolo, Rosa Brasil, decidiu criar um projeto de pesquisa para entender a relação existente entre esses objetos e os promesseiros.

“Nós começamos a notar que aqueles objetos que as pessoas carregavam eram muito mais que simples objetos que eram levados à romaria em sinal de agradecimento. Eles possuíam mais sentidos do que poderíamos imaginar”, explica a pesquisadora.

Os Ex-votos podem ser produzidos a partir de vários materiais como cera, isopor, madeira e também o miriti. Durante os cinco anos da pesquisa, Rosa Brasil e seus orientandos observaram objetos que se destacavam entre os demais e conversaram com os promesseiros que os carregavam em busca do significado atribuído à cada peça.

Casas e barcos são principais ex-votos de miriti - Durante a pesquisa foi possível notar os ex-votos de miriti, principalmente, quando estes caracterizavam a promessa da casa própria. A principal particularidade encontrada nestes objetos é a forma da casinha de miriti, produzidas à semelhança da casa do romeiro.

A presença de barcos, muitos feitos de miriti, também chamou atenção dos pesquisadores, pois ajudou a revelar a complexidade e imprevisibilidade dos objetos de promessas. “Quem vê os barcos na romaria imagina que eles estejam relacionados a sobrevivência de algum acidente ou a algo relacionado a navegabilidade ou pesca. Porém, às vezes, o barco e seu tamanho representam o tamanho da graça alcançada, um grande amor ou outro significado inimaginável à primeira vista”.

A pesquisadora destaca que não atentou, durante a pesquisa qualitativa, para o material do qual eram feitos os objetos, mas observou o significado de cada ex-voto, pois o foco eram os devotos. “Percebemos que os objetos feitos pelos próprios romeiros ou produzidos sob encomenda específica tinham uma relação mais íntima com os promesseiros do que os comprados prontos”.

Em relação ao miriti, a professora revela que, durante a realização da pesquisa, “os objetos de miriti eram encontrados mais em sua função lúdica durante a procissão, mas quando aparecem como ex-votos pertencem a este grupo de objetos feitos ou encomendados pelo próprio romeiro”, relata a pesquisadora.

Assim, “Os objetos de cera, mais tradicionais, raramente têm essa relação mais profunda com o devoto. As pessoas compram a parte do corpo que querem e, muitas, nem a tiram do papel. Por outro lado, o ex-voto fabricado pelo promesseiro carrega um significado mais amplo e impactante”.

A pesquisadora destaca que entre os aspectos mais marcantes dos ex-votos estão o cuidado e o detalhismo, que impressionam em cada objeto. “Seja ele feito de miriti, isopor, madeira, papel e ou de uma diversidade de materiais. Os ex-votos não são os objetos isolados, mas o objeto integrado ao corpo do promesseiro. Foi essa relação que nos intrigou e emocionou muito ao longo da pesquisa”.

Texto: Lucas Muribeca e Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Publicado em: 16/09/2015
Unidade: Escola de Teatro e Dança da UFPA e Faculdade de Letras
Status: Pesquisadores Bruce Macedo e Rosa Brasil disponíveis para entrevistas.