Pesquisadora da UFPA dá dicas de como passar as férias em casa

É possível divertir os pequenos mesmo quando os pais precisam trabalhar em julho

O mês das férias está chegando, e com ele a disposição das crianças para brincar, passear e se divertir. Afinal, depois de um semestre de aula quem é que não quer aproveitar o tempo de folga? Porém para muitas famílias o mês de julho pode se tornar um problema devido a incompatibilidade de horários entre pais e filhos, já que em algumas situações a criança fica de férias e os responsáveis não. Pensando nisso, a psicóloga e Doutora em Psicologia da Educação da Universidade Federal do Pará, Ivany Pinto, elaborou algumas dicas para ajudar quem for ficar em casa durante este período.

A primeira recomendação é para que as famílias tentem se organizar para sair de férias semanas antes de elas chegarem, o que minimiza os imprevistos de ultima hora. Para aqueles que não podem viajar uma ótima maneira de estabelecer um contato mais dinâmico entre a família é esquematizar e planejar as atividades.

Férias podem aproximar pais e filhos – Para quem vai trabalhar durante o mês de julho e precisa entreter os filhos em casa, os finais de semana podem ser a solução. “É importante que os filhos saibam que seus pais estão trabalhando e ele está de férias. Porém, também é necessário que os pais procurem se fazer presentes em inúmeros momentos das férias de seus filhos, conversar, trocar ideias com eles, saber como estão se sentindo. Acompanhá-los é de vital valor para a relação entre pais e filhos” destaca a psicóloga da UFPA.

O momento de lazer pode ser o mais diverso possível, desde jogar videogame em casa até visitar uma exposição em um museu próximo. Cabe a cada família determinar aquilo que as crianças mais gostam de fazer e o importante é combinar com os pequenos aquilo que pode ou não ser feito durante o mês de folga.

Uma alternativa é a colônia de férias que muitos clubes e espaços da cidade oferecem, com jogos, brincadeiras e pinturas. Mas Ivany Pinto ressalta que “as colônias de férias podem ajudar nas férias, mas não deve ser motivo para os pais não se ocuparem de seus filhos”.

É comum também que neste período as crianças sintam vontade de sair com os amigos. Geralmente os filhos marcam de dormir na casa dos colegas, ir ao cinema ou fazer outras atividades juntos. Mas os pais devem ficar atentos. “O aconselhável é que eles já conheçam os colegas dos seus filhos e também que os pais destes amigos estejam de acordo quando um for visitar a casa do outro”, recomenda a pesquisadora.

Gastos de férias precisam ser definidos - Atualmente a economia não se encontra em seu melhor momento, então é importante que os pais saibam gerenciar o dinheiro durante as férias. Gastar excessivamente pode trazer problemas para o futuro financeiro da família e explicar isso para a criança de uma forma simples é uma maneira para poder adequar os passeios ao dinheiro que os pais pretendem gastar.

“Para quem tem família nos municípios do interior do estado, uma alternativa é passar o fim de semana na casa de algum parente. Devido a nossa região ser rodeada por rios, visitar o interior e ir a um balneário pode ser benéfico tanto para os pais quanto paras os filhos. Visitar os avós, primos ou alguma outra pessoa que é próxima da família pode fazer com que a criança não se sinta só durante o mês inteiro”.

Quem preferir ficar em casa a professora da UFPA dá várias sugestões de atividades como: Karaokê, fazer uma noite da pizza, fazer uma sessão pipoca em casa, noites do pijama, Caça ao tesouro, entre outras. “Para as meninas, faça o dia do ‘Salão’, chame as amigas delas e deixem que arrumem o cabelo umas das outras, pintem as unhas, etc. Para os menores: faça máscaras de super-herói: Homem Aranha, Zorro, Batman. Utilize cartolina, tintas, ou tecido”.

Ivany Pinto assegura que se os pais realizarem pelo menos uma das atividades acima, já será o suficiente para deixar as crianças felizes sem gastar quase nada. Confira aqui a lista completa com as recomendações da professora.

Quando as férias estiverem próximas de terminar é preciso que os pais adequem a rotina dos filhos para o retorno das aulas. Voltar aos poucos com as atividades de antes e acordar as crianças mais cedo são alternativas para evitar a tradicional preguiça no início das aulas. Ivany Pinto conclui que “os pais não devem esquecer que após as férias o esquema muda e quem sabe iniciar a mudança principalmente nos horários das brincadeiras uns dias antes de terminar o período das férias”.

Serviço:
Confira aqui a lista de dicas para entreter as crianças em casa durante as férias.

Texto: Lucas Miribeca – Assessoria de Comunicação da UFPA
Publicado em: 24/06/2015
Unidade: Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação (ICED)
Status: Pesquisadora Ivany Nascimento disponível para entrevistas.

registrado em: ,