Não vai viajar nas férias? Aproveite o que Belém oferece!

Pesquisadora da Faculdade de Turismo da UFPA dá dicas de como aproveitar as férias em Belém

As férias também podem ser sinônimo de estradas engarrafadas, tumulto nas praias e sufoco em cidades que atendem à um grande número de turistas. Na contramão de todos estes problemas, a cidade de Belém se torna uma alternativa viável para quem quer tranquilidade durante este período. A diretora da Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará (UFPA), Diana Alberto, oferece dicas para aproveitar Belém da melhor forma possível no período do veraneio.

Praças - As praças servem como a principal alternativa de passeio, principalmente aos fins de semana. Levar os filhos para brincar é uma atividade barata que pode divertir toda a família. A cidade oferece desde praças que já são tradicionais como a da República e a Batista Campos, que aos fins de semana possuem uma ampla atividade cultural, até praças menos conhecidas do grande público, mas que também servem como local de diversão como a Praça Brasil, com os seus tradicionais vendedores de água de coco e de guaraná.

A agenda cultural da cidade durante as férias também é bastante diversificada. Ir ao cinema é uma das atividades preferidas pelos jovens. Festivais de música e dança também costumam fazer parte do calendário turístico da cidade, geralmente com entradas gratuitas. “Nos últimos seis anos tanto o poder público quanto o privado começaram olhar o potencial turístico da cidade de outra forma, fazendo com que os moradores e turistas pudessem aproveitar mais cada espaço oferecido pela cidade” explica a professora.

Atrações na beira da baía do Guajará - Pontos turísticos que muitas vezes não são lembrados no período das férias ganham mais visibilidade como é o caso do complexo do Ver – o – Rio que apresenta uma área com vista para a baía do Guajará. No local existem barracas com alimentação, além de um lago onde as crianças podem se divertir no pedalinho.

Belém é rodeada pela baía do Guajará e uma das vistas mais lindas pode ser encontrada na Estação das Docas. Dividida em três armazéns com gastronomia, arte e exposições a estação se firma como uma das grandes atrações da cidade. “Esse sentimento de olhar o rio e sentir a natureza é um dos pontos fortes que Belém apresenta”, ressalta a diretora da faculdade de turismo da UFPA.

O centro histórico da cidade é o que chama mais atenção dos turistas. O complexo Feliz Lusitânia onde se encontra o Forte do Castelo e a Casa das 11 Janelas, as ruas do bairro da Cidade Velha e os seus palacetes são todos tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). “Hoje Belém apresenta um poderio turístico que é muito valorizado na sua questão histórica, caso que já acontece em cidades como São Luiz, no Maranhão”, lembra Diana Alberto.

Gastronomia e Museus - Um dos grandes diferenciais da cidade é que esta apresenta uma variedade de atrações, entre elas a gastronomia ganha destaque. Em Belém você tem a oportunidade de encontrar nas esquinas barraquinhas que vendem comidas típicas, os tradicionais tacacá e maniçoba. Ou para quem prefere algo mais sofisticado a capital oferece restaurantes com chefes renomados.

Belém também é cheia de museus e nesse roteiro a professora Diana Alberto dá opções de museus naturais como o Emilio Goeldi e museus de arte como o MABE (Museus de Artes de Belém), o Museu de Arte Sacra e o Museu do Encontro que ficam no Complexo Feliz Lusitânia.

“O museu do encontro é um dos mais ricos que podem ser visitados em nossa cidade, a exposição abriga objetos desde os índios, passando pela colonização portuguesa até chegar na influência negra. Todo este acervo faz parte da cultura da cidade”.

Mesmo com uma variedade de museus que apresentam uma grande carga histórica a população não tem o hábito de frequentar estes espaços. A pesquisadora ressalta que ainda é preciso haver um incentivo maior para que as pessoas visitem mais estes locais. “É necessário ter um trabalho desde a base escolar para que as crianças se acostumem a frequentar estes espaços para que no futuro a cultura local, que também pode ser transmitida através dos museus, possa ter um público maior do que tem hoje”.

Esse trabalho de valorização é um dos pontos em destaque atualmente no turismo paraense.  “Estamos começando a criar uma cultura de pensar o turismo como um instrumento de desenvolvimento, mas é preciso galgar passos mais firmes. Discutir um turismo mais planejado é essencial para se pensar no futuro da cidade” conclui a pesquisadora.

Texto: Lucas Muribeca – Assessoria de Comunicação da UFPA
Publicado em: 15/07/2015
Unidade: Faculdade de Turismo do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Status: Turismóloga, Diana Alberto, disponível para entrevistas.

registrado em: ,