Empresa incubada no PIEBT democratiza o acesso a Projetos Elétricos de qualidade e à Inovação

No Brasil, duas pessoas morrem diariamente em acidentes relacionados à eletricidade. Os dados são da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), que publica um anuário estatístico de acidentes de origem elétrica desde o ano de 2016.

As causas são muitas, mas a maioria dos casos é reflexo da carência das residências brasileiras de projetos elétricos adequados, com o uso de materiais elétricos inapropriados e a falta de mão de obra qualificada. O projeto elétrico nas residências é essencial não somente para a economia de luz e para evitar a perda de eletrodomésticos, mas também  para evitar acidentes e tragédias relacionados à eletricidade.

Procurando democratizar o acesso a esses projetos e a melhoria das instalações elétricas brasileiras, a Ocalevempresa paraense de tecnologia voltada para a inovação e a melhoria de instalações elétricas, desenvolveu o Woca, uma ferramenta inovadora que permite a elaboração de projetos elétricos de forma mais prática e acessível. A ideia de desenvolver o software surgiu em meados de 2014 e, desde 2015, a empresa é incubada no Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica(PIEBT) da Agência de Inovação Tecnológica da Ufpa(Universitec) e vem aprimorando as instalações elétricas residenciais..

A Ferramenta - O Woca já foi adquirido por muitos usuários e é usado para auxiliar profissionais a projetarem instalações elétricas para clientes reais. Com ele, o usuário consegue fazer um projeto elétrico em apenas alguns minutos, tendo que somente desenhar na própria ferramenta uma planta baixa da residência. De uma forma simples e rápida, é permitida a elaboração dos projetos.

‘’70% das residências do Brasil não possuem um projeto elétrico e, quando é feito, na maioria das vezes, é inadequado ou muito caro. Por isso decidimos criar o Woca, que é essencialmente feito para maior acesso a esse tipo de serviço, seja o eletricista, seja alguém que queria elaborar o projeto elétrico da sua própria residência’’, disse Ramon Villar, engenheiro eletricista e diretor geral da Ocalev.

O engenheiro conta que, além do público-alvo, que são os profissionais do setor de engenharia elétrica e construção civil (arquitetos, engenheiros, técnicos), professores de cursos técnico e superior estão adotando a ferramenta em disciplinas de instalação elétrica por causa da facilidade do uso ‘’Ao adotá-lo em sala de aula, os alunos aprendem de forma muito mais rápida e começam a ser produtivos na sua primeira hora de uso, o que não ocorria com os outros softwares, com os quais eles passavam boa parte do tempo tentando usar o aplicativo ou fazendo projetos à mão’’, finaliza Ramon.

Conquistas - A empresa foi finalista  do Inovativa Brasil em 2017, o programa de aceleração de empresas realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Fundação de Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), e, no mesmo ano, foi chamada para participar do curso da Startup School, a escola de startups da Y Combinator, a maior aceleradora e incubadora de startups do mundo, localizada no Vale do Silício.

A característica principal do Woca é a ‘’disrupção’’, que significa abrir o leque de possibilidades de um público específico para um público bem maior, no caso dessa ferramenta, pode-se dizer que funciona para toda a sociedade. E isso, associado aos índices de acidentes relacionados à eletricidade, pode ser benéfico para minimizar esses dados e oferecer maiores oportunidades na elaboração de projetos elétricos residenciais com segurança. ‘’O retorno que o Woca tem dado para a sociedade é justamente essa democratização, permitindo que mais profissionais melhorem a qualidade do seu trabalho e, com isso, a qualidade dos projetos elétricos das residências’’, afirma Ramon.

Para mais informações, acesse o site da Ocalev ou visite a página do Facebook. Para conhecer o PIEBT e as empresas incubadas, basta entrar em contato ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., visitar o prédio da Universitec ou ligar para 3201-8022.

Texto: Talissa Fernandes- Assessoria de Comunicação da Universitec