Sobre o Curso:

• Descrição: Formar professores de Educação Física capacitados, técnica e pedagogicamente, para atuação junto à sociedade no que tange à educação e à produção do conhecimento nas áreas das práticas corporais historicamente e socialmente sistematizadas, por meio de análises e reflexões comprometidas com o processo de transformação social, guardando os princípios de justiça social, solidariedade, igualdade e humanidade.
  • Base curricular: Conhecimentos da Formação Ampliada, nas seguintes dimensões: relação ser humano e sociedade; produção do conhecimento científico e tecnológico; biológica do corpo humano. A Formação específica, aglutinará três grandes dimensões: Didático-Pedagógica; Técnico-Instrumental; e Culturais do movimento humano.
  • Área de atuação: O profissional atuará na docência na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e outras modalidades de ensino), nos espaços não-escolares (academias, clubes, centros populares, hospitais) bem como atuar nos espaços de gestão/administração de empreendimentos de atividade físico-esportivas, que desenvolvem diferentes atividades que manifestam as práticas corporais na forma de jogos, lutas, esportes, ginástica, dança e atividades de  lazer.
  • Perfil do profissional: o professor de Educação Física deve possuir competência técnica e a habilidade necessária à elaboração, execução e avaliação de programas de atividades físicas e esportivas aos vários segmentos sociais, bem como de programar atividades esportivas, lúdicas, de lazer e competitivas. Habilidades para atuar na proteção e na promoção da saúde e na prevenção de doenças, bem como no tratamento e reabilitação dos problemas de saúde; competência para atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de educação, esporte e de saúde.

Você Sabia?
Os cursos de Educação Física da UFPA desenvolvem várias atividades e projetos voltados para a comunidade como promoção de artes marciais e de atividades físicas dentro dos Campi da universidade. Além disso, o curso de Belém é o mais concorrido do Processo Seletivo anual, entre os estudantes que disputam vagas pelo sistema de cotas. Enquanto o curso mantido em Castanhal possui nota 04 na avaliação do Ministério da Educação.

• Tipo: Licenciatura
  • Turno: Matutino (Belém e Castanhal) e Vespertino (Castanhal)
  • Período: 2ª e 4ª (Extensivo)
  • Número de vagas anuais: 46 (Belém) e 80 (Castanhal)