Engenharia de Pesca

Sobre o Curso:

• Descrição: A Engenharia de Pesca forma profissionais aptos a atuar ao longo de toda a cadeia produtiva do pescado, desde a captura ou criação, passando pela industrialização até a comercialização. O engenheiro de pesca tem mercado de trabalho em órgãos públicos de fomento e ambientais, agentes financeiros, empresas de assistência técnica e extensão rural, indústrias de pesca, instituições de ensino, organizações não governamentais da área de pesca e aquicultura, bem como pode atuar como autônomo, prestando consultoria e assessoria técnica ou abrindo o próprio negócio. O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA é órgão responsável por fiscalizar o exercício da profissão.
  • Base curricular: Ciências biológicas e físicas; Estatística; Ciências da computação; Matemática; Química; Desenho e meios de representação e expressão; Metodologia científica e tecnológica; Ciências humanas, sociais e ambientais; Aquicultura; Biotecnologia animal e vegetal; Fisiologia animal e vegetal; Cartografia e geoprocessamento; Economia e extensão pesqueira; Ecologia aquática; Ética e legislação; Oceanografia e limnologia; Gestão empresarial e marketing; Gestão de recursos ambientais; Investigação pesqueira; Máquinas e motores; Meteorologia e climatologia; Microbiologia; Navegação; Tecnologia de pesca e do pescado.
  • Área de atuação: Instituições públicas e privadas que atuem nas seguintes áreas: Pesca comercial artesanal ou industrial praticada em rio, lago, estuário, mar ou oceano; Criação de peixes, crustáceos, moluscos, algas, mamíferos, anfíbios e répteis aquáticos em cativeiro; Assistência técnica e extensão pesqueira e aquícola; Controle de qualidade e processamento de produtos pesqueiros; Produção de insumos para as atividades de pesca e aquicultura; Instituições de ensino superior, técnico e afins.
  • Perfil do profissional: O engenheiro de pesca deve ter uma sólida formação em ciências básicas como a biologia, a matemática, a química e a física, bem como nas ciências humanística e do mar, para identificar e solucionar problemas inerentes à cadeia produtiva do pescado, considerando aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

Você Sabia?
O curso da UFPA surgiu da necessidade de se profissionalizar as atividades de pesca e da demanda por mão de obra especializada que pudesse contribuir para o desenvolvimento sustentável da criação de peixes, crustáceos e moluscos em cativeiro.   De acordo com o ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o Estado do Pará foi o segundo maior produtor de pescado do Brasil oriundo da pesa em 2010 e, atualmente, possui uma Secretaria de Estado voltada especificamente para o tema: a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (SEPAQ).

Contatos da Faculdade:

• Diretor: Marcos Ferreira Brabo
  • Vice-diretora: Zélia Maria Pimentel Nunes
  • Telefone: (91) 3425-1593, ramal 253
  • Site: Ainda em construção. Mais informações em no site do Instituto de Estudos Costeiros do Campus de Bragança.
  • Localização: desenvolve atividades nos laboratórios do Instituto de Estudos Costeiros do Campus de Bragança

Contatos Estudantis:

• Tipo: Bacharelado
  • Turno: Integral
  • Período: 2º e 4º (Extensivo)
  • Oferta: Bragança
  • Número de vagas anuais: 40
  • Demanda de Candidatos: 301
  • Nota do MEC: 03
  • Unidade AcadêmicaInstituto de Estudos Costeiros (IECOS) do Campus de Bragança.

Mais Informações: