Filosofia - Licenciatura

Sobre o Curso:

• Descrição: O objetivo do curso de Licenciatura em Filosofia é formar professores para a Educação Básica, dotados de sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Filosofia, seu desenvolvimento histórico e sua relação com as diferentes áreas, formação pedagógica e científico-cultural. O Licenciado em Filosofia deverá desenvolver todo um conjunto de habilidades que o possibilite a enfrentar com sucesso, os desafios e as dificuldades inerentes à tarefa de despertar os jovens para a reflexão filosófica, à inovação, à crítica e à autonomia.
  • Base curricular: Deve conhecer as grandes correntes do pensamento filosófico, refletindo sobre questões éticas, políticas, metafísicas e epistemológicas, buscando compreender teoricamente conceitos essenciais como: espaço, tempo, verdade, consciência e existência.
  • Área de atuação: .O licenciado pode atuar em instituições de ensino fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos e privados que promovem e avaliam programas e materiais didáticos, incluindo programas computacionais ambientes virtuais de aprendizagem, para o ensino presencial e a distância; em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais.
  • Perfil do profissional: O aluno que deseja cursar Filosofia deverá sobretudo gostar de ler e de escrever, pois no Curso se lê, interpreta e analisa as obras fontes escritas pelos filósofos

Você Sabia?
Em sua participação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), o curso de Filosofia da UFPA obteve nota 4.  Na escala de notas do ENADE, a nota 4 corresponde ao intervalo de 2,95 a 3,94.O Curso de Bacharelado em Filosofia obteve a nota 3,91, a maior nota no âmbito da UFPA, dentre os cursos avaliados. Comparativamente com os cursos de Filosofia das outras instituições brasileiras, o curso de Filosofia ficou também, acima da média nacional.

• Diretora: Antônio Sérgio da Costa Nunes
  • Vice: Luis Eduardo Ramos de Souza
  • Telefone: 3201-7794/8006
  • Sitehttp://www.ufpa.br/faculdadedefilosofia/
  • Localização: desenveolve atividades no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

Contatos Estudantis:

• Centro Acadêmico de Filosofia

• Tipo: Licenciatura
  • Turno: Integral
  • Período: 2º e 4º (Extensivo)
  • Oferta: Belém
  • Número de vagas anuais: 40
  • Demanda de Candidatos: 458
  • Nota do MEC: 04
  • Unidade Acadêmica: Faculdade de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Mais Informações: