Engenharia de Telecomunicações

Sobre o Curso:

• Descrição: O Bacharel em Engenharia de Telecomunicações ou Engenheiro de Telecomunicações estará apto a desenvolver sistemas e instalações de telecomunicações e seus respectivos equipamentos, atender à demanda do mercado de trabalho em sistemas de telecomunicações, com aplicações nas mais diversas atividades da sociedade e dos mais diversos setores da economia, gregando conhecimentos principalmente de telecomunicações, eletrônica e informática.
  • Base curricular: A estrutura curricular do Curso de Graduação em Engenharia de Telecomunicações da UFPA está organizada em: Disciplinas de caráter obrigatório; Disciplinas de caráter complementar obrigatório; Disciplinas de caráter optativo; Estágio Supervisionado; Trabalho de Conclusão de Curso; Atividades extracurriculares.
  • Área de atuação: Especificamente, esse profissional estará habilitado para as seguintes atividades: planejar, projetar, instalar, operar e manter sistemas, instalações e equipamentos de telecomunicações com e sem fio; implantar, operar e gerenciar sistemas e equipamentos de comunicação interna, externa, celular e satélite, redes de comunicação, cabeamento interno, externo e estruturado de rede lógica, sistemas irradiantes, de radiodifusão, radar e sistemas de posicionamento e de navegação; e, coordenar e supervisionar equipes de trabalho; entre outras.
  • Perfil do profissional: De uma forma ampla, o profissional egresso deverá ser capaz de desempenhar as seguintes funções: projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados, avaliando criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos; desenvolver e aplicar modelos matemáticos e físicos a partir de informações sistematizadas e fazer análises críticas dos modelos empregados no estudo das questões de engenharia; conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos, bem como a viabilidade econômica de projetos de engenharia; modelagem e especificação dos problemas do mundo real, com o uso das técnicas apresentadas no curso; implementação de sistemas de telecomunicações e redes de computadores; validação e transmissão da solução de um problema de forma efetiva e contextualizada ao problema original.

Você Sabia?
A área de Telecomunicações ocupa um lugar de destaque nas mais diversas atividades da sociedade moderna. Das simples conversas ao telefone e transmissões de mensagens por fax do século passado, evoluiu-se para um cotidiano de consultas a e-mails, compras on-line, conversas, palestras, tele-conferências, transmissões de televisão e rádio digital, mídias sociais, jogos em redes de comunicação, etc. Assim, o curso da UFPA foi criado para atender a demanda local e nacional de profissionais na área.

• Diretor: Marcos César da Rocha Seruffo
  • Vice: Lamartine Vilar de Souza
  • Telefone: 3201- 7901
  • Sitehttp://www.fct.ufpa.br/
  • Localização: desenolve atividades no Instituto de Tecnologia e no Laboratório de Engenharia Elétrica e da Computação, ambos no Setorial Profissional.

• Tipo: Bacharelado
  • Turno: Matutino.
  • Período: 2º e 4º (Extensivo)
  • Oferta: Belém