Geografia - Licenciatura

Sobre o Curso:

• Descrição: O curso de licenciatura em Geografia está voltado para a formação de Geógrafos educadores, que tem por fundamento uma concepção de Geografia enquanto uma ciência da sociedade, que analisa a maneira pela qual ocorre a apropriação dos recursos naturais, a espacialização e a territorialização social, bem como a relação desses conteúdos com o ensino, através das práticas em ambientes escolares e não escolares. A produção científica e a prática educativa estão direcionadas na perspectiva da construção de uma nova consciência social, obtida através de uma postura crítica e reflexiva sobre o contexto sócio-educacional em que vivemos.
  • Base curricular: Geografia, Cartografia, Física, Geografia Biológica ou Biogeografia, Psicologia da Educação, Geografia Humana, Geografia Regional, Geografia do Brasil, Antropologia e Geologia, Planejamento e gestão territorial, urbana, agrária e ambiental.
  • Área de atuação: O profissional poderá atuar como professor nas instituições de ensino fundamental e médio, como pesquisador em instituições que desenvolvam pesquisas educacionais na área da Geografia, como consultor de empresas e instituições que desenvolvam projetos educacionais, como avaliador de programas e materiais didáticos, destinados ao Ensino de Geografia ou como empreendedor autônomo em empresa própria que desenvolva atividades na área do Ensino de Geografia.
  • Perfil do profissional: Voltado para docência nos ensinos fundamental e médio com uma formação voltada para realidade humana, social e econômica, pesquisa, objetividade, capacidade de análise e interpretação. E também em técnicas de representação espacial, tais como, a cartografia e o geoprocessamento.

Você Sabia?
Que a Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará foi a primeira da região Norte a ofertar a graduação e também a primeira a ofertar programa de mestrado? E que em 2014 ela estará completando 60 anos?

• Tipo: Licenciatura
  • Turno: Noturno ou Integral
  • Período: 2º e 4º (Extensivo) ou 1º e 3º (Intensivo)

Onde Estudar?