Letras - Libras e Língua Portuguesa
Sobre o Curso:
Descrição: O curso de licenciatura em Letras - Libras e Língua Portuguesa como segunda língua para surdos (Resolução UFPA 4.661/2015) busca formar educadores competentes em Libras e em Português como segunda língua, no que diz respeito aos saberes de uso dessas línguas, dos saberes sobre essas línguas, das atitudes decorrentes dos fazeres e saberes sobre essas línguas e dos meandros socioculturais que as permeiam. O curso capacita o egresso a atuar como docente de Libras e Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos, desenvolvendo um processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva bilíngue.
Base Curricular: O currículo do curso está fundamentado em três eixos. O eixo sobre o uso da Língua que comporta os Estudos Linguísticos acerca da Libras; O Eixo de reflexão sobre a língua que comporta os saberes relacionados aos Estudos Bilíngues na Educação de Surdos, aos estudos interdisciplinares de apoio à Educação de Surdos, aos estudos de apoio às Práticas Pedagógicas, aos estudos literários e linguísticos; e o Eixo da prática profissional que comporta os saberes necessários para ensinar Libras, tanto no ensino básico como em nível superior, e ainda para ensinar português como segunda língua para pessoas surdas. Os três eixos se articulam e se equilibram ao longo do curso.
Área de Atuação: O profissional formado por esta graduação pode desenvolver atividades ligadas à docência de Libras em escolas e universidades, da rede pública e privada de ensino; centros de idiomas ou de cursos profissionalizantes; empresas públicas e privadas; e pode atuar como professor de Língua Portuguesa para surdos.
Perfil do profissional: O profissional formado nesta graduação deve atuar como professor bilíngue, que compreende o papel da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos no percurso acadêmico, profissional e social da pessoa surda, concebendo o ensino das duas línguas em uma abordagem comunicacional, com o aprendiz devendo cumprir tarefas linguajeiras e sociais por meio da língua-alvo.
Você Sabia?
O Curso de Letras - Libras e Língua Portuguesa como segunda língua para surdos da UFPA foi ofertado pela primeira vez no Campus de Soure, no Marajó, onde já há uma tradição de projetos de pesquisa e extensão na área da educação inclusiva de surdos. Em Belém, o curso foi ofertado pela primeira vez em 2012, e, atualmente, possui quatro turmas em formação.
Contatos:
Diretor: Prof. Me. Reinhard Michael Eugen Arnegger
Vice: Prof. Me. Huber Kline Lobato
Telefone: (91) 3201.8779 e 3201.7745
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Localização: Instituto de Letras e Comunicação (ILC).
Identificação:
Duração: 4 anos
Tipo: Licenciatura
Turno: Integral
Período: 1º e 3º (Intensivo)
Oferta: Belém
Número de vagas anuais: 26
Demanda de Candidatos:331
Nota do MEC: 3
Unidade Acadêmica:Instituto de Letras e Comunicação (ILC)
Mais Informações:
Projeto pedagógico
Ementa das Disciplinas
Histórico do Curso
Quadro Docente:
Prof. Dr. Alexandre Maurício Fonseca de Azevedo
Profª Me. Maria Lizete Sampaio Sobral
Prof. Me. Huber Kline Guedes Lobato
Profª Me. Ellen Susan Ferreira FormigosaMarieRose
Prof. Me. FranciscoArimirAlvesCunhaFilho
Prof. Me. Waldemar dos Santos Cardoso Junior
Prof. Esp. Lucival Fábio Rodrigues da Silva
Prof. Esp. Eder Barbosa Cruz
Prof. Esp. Giselle Pedreira de Mello
Redes Sociais