História - Bacharelado

Sobre o Curso:

• Descrição: O bacharel em História deve estar capacitado ao exercício do trabalho de historiador-pesquisador em todas as suas dimensões, o que pressupõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais da sua difusão. Neste sentido, o curso forma o profissional da história fundamentando-se no exercício da pesquisa e em sua capacidade de produzir conhecimento. O graduando, portanto, é capacitado a construir, aprender e questionar o conhecimento histórico já produzido ou em produção.
  • Base curricular: O curso possui quatro Núcleos de Formação: Núcleo de Formação Histórica e Historiografia (formação em tópicos específicos mais diretamente ligados às questões brasileiras); Núcleo de Produção do Conhecimento Histórico (no qual os universitário são capacitados para realizar pesquisas históricas); Núcleo de História e Interdisciplinaridade (no qual os alunos refletem sobre as interações com outras disciplinas e ciências); e o Núcleo de Formação Histórica e Historiografia Brasileira (o qual debate os contextos nacionais e suas interpelações).
  • Área de atuação:  O bacharel em história atua como pesquisador em espaços escolares e não escolares, trabalhando principalmente em instituições de pesquisa e arquivos públicos e privados na seleção de documentos para a produção de trabalhos científicos, jornalísticos, históricos e sociais. Também atua no setor de arquivos públicos e privados dentro da política nacional de seleção documental e descarte.
  • Perfil do profissional: O profissional em história deve ter interesse por questões sociais e culturais dentro da dimensão temporal mais ampla. Deve ter interesse por leitura, sobretudo de textos antigos. É ainda importante o exercício da capacidade de reflexão, de argumentação e de transmissão de ideias, senso crítico, capacidade de pesquisa, meticulosidade.

Você Sabia?
O curso de história da UFPA foi fundado em 1954 e que até 1988 esteve unido ao curso de antropologia, tendo desde o início um forte sentido voltado para a história social e cultural da Amazônia?

• Diretor: Elson Luis Monteiro
  • Vice:  Dionisio Lázaro Baró
  • Telefone: 3201-7750, 3201-7447
  • Site http://www.ufpa.br/historia/