Letras - Língua Alemã

Sobre o curso:

• Descrição: Estudo da língua alemã na forma oral e escrita, e de suas respectivas manifestações literárias. O domínio desse saber habilita à licenciatura, bem como à revisão de textos, ao secretariado bilíngue, à pesquisa linguística e à crítica literária. Em geral, esse profissional se especializa numa língua moderna, buscando manter-se atualizado com as novas metodologias de ensino, palavras e expressões idiomáticas, assim como manter-se atualizado em assuntos literários. Trabalha ainda como tradutor, encontrando boas oportunidades geradas não somente pelo MERCOSUL, como também pelos convênios, pelas parcerias entre Brasil e Alemanha. O curso estimula ainda práticas de estudo independente, visando a uma progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno.

•  Base curricular: Teoria Literária; Literatura Alemã; Estudos linguísticos, Aquisição da linguagem; Semântica, Pragmática; Língua Alemã: Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Lexicologia; Língua Estrangeira Instrumental: Técnicas de Leitura; Culturas Germânicas; Literatura e tecnologias no ensino de língua estrangeira; métodos, metodologias, didática e prática de ensino e aprendizagem; a política educacional.

• Áreas de atuação: veículos de comunicação, editoração, publicações especializadas, órgãos de divulgação cultural e informações, estabelecimentos de ensino, traduções, instituições de pesquisa, empresas de turismo, de aviação, magistério, representações diplomáticas, carreira literária.

• Perfil do profissional: interesse pela leitura, pelo ser humano e pelo seu contexto social; gosto pela pesquisa da linguagem, da literatura e do ensino e aprendizagem; facilidade em expor suas ideias, em argumentar; interagir com pessoas de diferentes culturas; desejo de aprender e de ajudar outros a aprender a língua estrangeira; desenvolvimento de hábitos de colaboração e trabalho em equipe.

• Diretor: Prof. Me. Reinhard Michael Eugen Arnegger

• Vice: Prof. Me. Huber Kline Lobato

• Telefone: (91) 3201-8779

• E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

• Site: http://www.falem.ufpa.br/

• Localização: Desenvolve atividades no Instituto de Letras e Comunicação (ILC)

• Tipo: Licenciatura
  • Turno: Matutino