Química Industrial

Sobre o curso:

• Descrição: O curso de Química Industrial é voltado para a formação de pessoal especializado na área de química porém com atuação dentro das indústrias, tando nos setores de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), quanto nos demais setores relacionados a processos químicos. O diferencial deste profissional está na possibilidade de coordenar laboratórios de análises químicas e supervisionar processos industriais atuando, desde o controle de qualidade de produtos até a gestão de efluentes de resíduos industriais.
  • Base curricular: Nos primeiros anos do curso há uma sólida base de matemática, física e das quatro áreas da Química: Química Inorgânica, Química Orgânica, Química Analítica e Fisicoquímica. Já na segunda fase da graduação os estudantes têm disciplinas como Tecnologia de Fermentação, Tecnologia dos Alimentos, Microbiologia e Tratamento de Águas Industriais, Legislação, Saneamento e Introdução à Engenharia Química. O curso possui ainda um conjunto de disciplinas optativas com base nas quais os estudantes podem buscar formação mais focada para determinado tipo de industria, especialmente a farmacêutica, de cosméticos, a alimentícia e, mais recentemente, na industria de petróleo, nas quais estão as principais oportunidades de ingresso no mercado de trabalho no estado do Pará.
  • Área de atuação: O profissional pode atuar no desenvolvimento de produtos e processos, no controle de qualidade, ou em outras atividades correlatas a indústria química, como elasticidade, resistência, cadeias atômicas, características físico-químicas e toxicidade. Ocupando cargos de coordenação e chefia, coordenandos laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento ou Laboratórios de Análises Químicas e ainda atuar como consultores.
  • Perfil do profissional: Gosto por trabalho em equipe, curiosidade, interesse em aprender continuamente uma vez que o setor industrial está em constante atualização e familiaridade com a área de exatas, especialmente a Matemática, a Física e a Química.

Você Sabia?
O curso de Bacharelado em Química Industrial é o curso de Química mais antigo do estado do Pará. Foi criado em 1920 na Escola de Química Industrial, a qual ficava localizada na Praça da República. Apenas em 1963 a Escola foi incorporada a então, recém-criada, Universidade Federal do Pará, e o curso passou a funcionar na UFPA. O sucesso do curso, quase cem anos após sua fundação, está nas demandas do estado do Pará que fazem com que o campo de atuação do químico industrial esteja sempre em expansão com cargos em mineradoras, no agronegócio e agroindustria e, em breve, com a indústria petroquímica.

• Diretor: Patricia Santana Barbosa Marinho
  • Telefone: 3201-7402/3201-7966
  • Site: Em construção. Mais informações no site do Instituto de Ciências Exatas e Naturais - Química
  • Localização: Desenvolve atividades na sede do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, no Laboratório de Química Ensino, no Laboratório de Química Pesquisa e nas salas de aula do Blobo O localizado no Campus Básico.

Contatos Estudantis:

• Centro Acadêmico de Química Industrial

• Tipo: Bacharelado
  • Turno: Vespertino
  • Período: 2ª e 4ª (Extensivo)
  • Oferta: Belém
  • Número de vagas anuais: 30
  • Demanda de Candidatos: 161
  • Nota do MEC: 04.
  • Unidade Acadêmica: Faculdade de Química do Instituto de Ciências Exatas e Naturais.

Mais Informações: