História - Licenciatura

Sobre o Curso:

Descrição: O Curso de Licenciatura em História é ofertado no Campus de Bragança desde 1987, e em 2009 houve sua implantação como curso com oferta regular (extensivo e intensivo). A Faculdade de História (FAHIST) é a subunidade encarregada da coordenação do curso, que congrega 255 discentes, vindos de mais de dez municípios e que encontram em Bragança um rico cenário para pesquisas históricas e práticas pedagógicas.

Base curricular: A organização curricular está estruturada em blocos semestrais de disciplinas e atividades, na perspectiva de núcleos de conteúdos: Núcleo de Estudos de Formação Geral, Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos e Núcleo de Estudos Integradores e Enriquecimento Curricular.

Área de atuação: O graduado em História poderá atuar nas instituições de ensino, de educação básica, junto às séries do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio (1º ao 3º ano) e demais ambientes de trabalho acadêmico-científicas e culturais em que este profissional seja requisitado.

Perfil do profissional: O graduado do Curso de Licenciatura em História da UFPA em Bragança deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de professor-pesquisador em todas as suas dimensões, o que pressupõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão nos âmbitos acadêmico e escolar. Neste sentido, o curso forma o profissional de História fundamentando-se no exercício da pesquisa e em sua capacidade de produzir conhecimento, tanto no ambiente escolar quanto nos demais espaços onde o exercício profissional assim o exija.

Você Sabia?

O curso de história da UFPA foi fundado em 1954, em Belém, e interiorizado a partir de 1987, tendo desde o início um forte sentido voltado para a história social e cultural da Amazônia.

Diretor (Campus Belém): Elson Luis Monteiro

Vice: Dionisio Lázaro Baró

Telefone: (91) 3201-1509

Sitewww.ufpa.br/historia/