Artes Visuais

Sobre o curso:

• Descrição: O curso de graduação em Artes Visuais mantém a tradição de formação através do desenho, da pintura, da gravura e da escultura (Artes Plásticas) e amplia seu percurso formativo para a fotografia, o vídeo e as novas mídias (considerando também processos híbridos). O ingresso no curso se dá através de teste de habilidade específica em conhecimentos básicos e de princípios técnicos conjugados com as demais provas do processo seletivo da UFPA. No decurso da graduação escolhida, Licenciatura ou Bacharelado em Artes Visuaisi, será demandado ao aluno a sua definição quanto ao seu projeto como futuro profissional de artes.
  • Base curricular: Estética, Filosofia, História da Arte, Cultura, Sociedade, Desenho, Pintura, Escultura, Fotografia, Video.
  • Área de atuação: Esta qualificação permitirá, também, atuar como Artista Visual,  como artista plástico,  produtor cultural autônomo ou em quaisquer outras atividades afins dentro de instituições culturais, seja fazendo pesquisa em arte e/ou sobre arte, seja planejando e administrando bens culturais, mantendo-se dentro de padrões éticos e de cidadania.
  • Perfil do profissional: Pretende-se a compreensão da função das Artes Visuais buscando o desenvolvimento da percepção e da reflexão que potencializarão a inventividade, por meio da produção e registro de poéticas visuais e a sua inclusão na educação a partir de teorias sólidas e de bases técnicas e artísticas fundamentais, seja para o ensino da sintaxe da linguagem visual nos seus diversos processos artísticos, seja para a difusão da importância da produção e preservação dos bens culturais materiais e imateriais.

Você sabia ?
O curso de Licenciatura em Educação Artística da UFPA, datado da década de 1970, foi transformado a partir de 2006 no Curso de Artes Visuais devido a novas recomendações da legislação nacional e da ampliação da área de atuação deste profissional. A formação que já incluía desenho, pintura, gravura e escultura agora também forma a respeito da fotografia, produção de vídeo e novas mídias, dentre outros. Por isso, para ingressar no curso na UFPA é preciso ser aprovado no Processo Seletivo Anual e ainda em um exame de habilidades em Artes Visuais.

• Coordenador:  Erasmo Borges de Souza Filho
  • Telefone: 3201-7974
  • Site: Ainda em Produção. Mais informações no site do Instituto de Ciências da Arte (ICA) - Faculdade de Artes Visuais.
  • Localização: Atelier de Artes, no Campus Profissional da Cidade Universitária José da Silveira Netto, no bairro do Guamá, em Belém-PA.

Contatos Estudantis:

• Centro Acadêmico de Artes Visuais

• Duração: 4 anos
  • Tipo: Bacharelado e Licenciatura
  • Turno: Vespertino
  • Período: 2ª e 4ª (Extensivo)
  • Oferta: Belém
  • Número de vagas anuais: 40
  • Demanda de Candidatos: 128
  • Nota do MEC: 04
  • Unidade Acadêmica: Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte (ICA).

Mais informações: