Funcionamento

A Assessoria de Comunicação da UFPA é a unidade responsável pela divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na Instituição e pela mediação da comunicação entre a Universidade com seus públicos internos e externos.

A Ascom funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e desenvolve diversas atividades para seus parceiros internos e externos:

Reportagem no Portal da UFPA:

O pesquisador, técnico, discente ou dirigente interessado deve entrar em contato por e-mail ou telefone com a Coordenadoria de Web e Redes Sociais, com o máximo de antecedência possível em relação a realização do evento ou ação a ser divulgada.

Materiais como folders, convites, programação e sites devem ser encaminhados, se possível, desde o primeiro contato. É importante disponibilizar e-mail, telefones fixo e celulares a fim de que a equipe possa entrar em contato com os responsáveis pela informação com agilidade e clareza.

Uma vez realizada a entrevista por e-mail, telefone ou pessoalmente, o repórter do Portal da UFPA escreve o texto e envia para prévia autorização e aprovação do entrevistado responsável e só então o texto é revisado e publicado no Portal da UFPA.

Reportagem no Beira do Rio:

O Jornal de Divulgação Científica da UFPA é publicado mensalmente e a cada edição contém cerca de oito reportagens diversas sobre pesquisas desenvolvidas na universidade.

Para divulgar seu projeto no Beira do Rio é preciso entrar em contato com a Coordenadoria de Divulgação Científica de segunda a sexta das 8h as 17h indicando um resumo da pesquisa desenvolvida e telefones e demais contatos dos responsáveis. A equipe fará uma avaliação sobre os pedidos e agenda a realização das entrevistas de acordo com o cronograma do Jornal.

Após realização da entrevista, o repórter do Beira do Rio escreve o texto e envia para prévia autorização do pesquisador. Só então, o texto vai ser revisado, diagramado (colocado no perfil da página do Jornal) e enviado para a impressão. O tempo médio para a produção de uma reportagem, entre o contato inicial e a publicação no Jornal varia de dois a quatro meses.

Divulgação na Imprensa:

Contatos: 3201.7463 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  ou ainda Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Pesquisadores que desejam divulgar seus eventos, projetos e ações junto à imprensa externa a UFPA devem entrar em contato com a Coordenadoria de Imprensa e Informação com o máximo de antecedência possível e agendar um reunião para elaboração do Plano de Divulgação do seu evento ou projeto.

Cada pesquisador, dirigente, aluno ou técnico possui tratamento individualizado no qual são avaliados o alcance da informação, os melhores espaços disponíveis na imprensa para a divulgação e um cronograma de atividades. Após esse trabalho de divulgação, a Ascom produz um relatório com todas as reportagens publicadas nos veículos de imprensa impressos, radiofônicos, televisivos e virtuais para entregar ao coordenador da ação ou evento.

Cópias de reportagens com entrevistas concedidas por integrantes da comunidade acadêmica em nome da UFPA publicadas na imprensa também podem ser obtidas na Ascom, mesmo que a ação, evento ou projeto não tenha sido alvo de uma divulgação planejada. Para isso, basta enviar um e-mail para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. indicando emissora/jornal, programa, data da realização ou publicação da entrevista e nome do entrevistado para que localizemos o arquivo e enviemos aos interessados.